Confrontos entre manifestantes e polícias fazem pelo menos 17 mortos no Sul do Peru

Número total de mortos desde a destituição de Castillo, no início de Dezembro, já vai em 46. Manifestantes exigem demissão da Presidente Boluarte.

Foto
Segundo as autoridades peruanas, entre os mortos de Juliaca está pelo menos um menor de idade (17 anos) Reuters/STRINGER

O número de mortos nos confrontos entre manifestantes e a polícia na cidade de Juliaca, no Sul do Peru, subiu para 17, divulgou na segunda-feira a Provedoria do Povo.

No mais recente balanço dos protestos que pedem o afastamento da Presidente Dina Boluarte, a Provedoria do Povo informa que as 17 pessoas morreram “devido a confrontos com as forças de segurança”.

Entre os mortos em Juliaca está pelo menos um menor de idade (17 anos) e a maioria são jovens, entre os 19 e 35 anos, segundo as autoridades médicas da região.

Um bebé de 35 semanas morreu na região de Puno porque a ambulância que o transportava para um hospital ficou parada num dos bloqueios de manifestantes, divulgou, em comunicado, na segunda-feira, a Direcção Regional da Saúde.

A criança tinha sido atendida no domingo e encaminhada para outro hospital devido a uma insuficiência respiratória e sepsia, mas a transferência “não aconteceu porque houve dificuldades para a passagem da ambulância em Molino, distrito de Juli, província de Chucuito”, em Puno.

O número de mortos desde 11 de Dezembro aumentou para 46 pessoas em todo o país, naquele que é o sexto dia de protestos após a trégua de Natal, noticiou a agência Efe.

Os confrontos violentos no Sul do Peru levaram à interrupção repentina da reunião de segunda-feira do grupo que reúne representantes de três os poderes do Estado, governadores regionais, diversos sectores estatais e organizações empresariais e cívicas.

O primeiro-ministro do Peru, Alberto Otárola, acusou na segunda-feira os manifestantes de tentarem um “ataque organizado ao Estado de Direito e às instituições” e um “golpe de Estado” no país.

Numa conferência de imprensa sem direito a perguntas, Otárola afirmou que os confrontos foram “um ataque organizado e sistemático de vandalismo e organizações violentas contra o estado de direito e as instituições” de região Sul de Puno.

“Como se estivessem num cenário de guerra, tentaram tomar o aeroporto”, disse, afirmando que a responsabilidade é “dos que querem dar o golpe”.

No anterior ponto de situação, a Provedoria do Povo tinha instado as forças de segurança a “fazerem um uso legal, necessário e proporcional da força” e pedido ao Ministério Público para realizar “uma investigação célere para esclarecimento dos factos”.

Na segunda-feira, o Comité Internacional da Cruz Vermelha para o Peru, Bolívia e Equador manifestou preocupação com a nova escalada de violência nos protestos no Peru e pediu às autoridades do país que respeitem a proporcionalidade do uso da força.

O Peru atravessa uma crise política e social devido às manifestações que abalam o país desde a destituição do ex-Presidente Pedro Castillo, a 7 de Dezembro, quando este quis dissolver o Parlamento para convocar uma assembleia constituinte, criar um Governo de emergência e governar por decreto, o que foi interpretado como uma tentativa de golpe de Estado.

Após a detenção de Castillo, que ficará 18 meses em prisão preventiva, os deputados transferiram o poder para a vice-presidente, Dina Boluarte, mas os protestos e manifestações continuaram.

Entre outras reivindicações, os manifestantes exigem a antecipação das eleições – marcadas pelo novo Governo para 2024 – a dissolução do Congresso, a convocação de uma assembleia constituinte, a demissão de Boluarte e a libertação de Castillo.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) vai realizar uma visita de observação ao Peru entre 11 e 13 de Janeiro, para observar a situação dos direitos humanos no país.

A CIDH detalhou na segunda-feira em comunicado que a missão viajará a Lima e outras cidades para “reunir, discutir e receber informações de diversos sectores”.

Com PÚBLICO

Sugerir correcção
Ler 2 comentários