Festival IndieJúnior regressa ao Porto com programa dedicado ao mar

A sétima edição do festival de cinema para crianças e jovens decorre de 23 a 29 de Janeiro.

Foto
A exibição de O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, será acompanhada de uma conversa com a realizadora DR

O festival de cinema IndieJúnior decorre de 23 a 29 de Janeiro, no Porto, com uma programação pensada para crianças e jovens que abordará a temática do mar, anunciou esta terça-feira a organização.

Nesta que será a sétima edição do IndieJúnior Porto, o festival organizado pelo IndieLisboa convida "os espectadores a navegarem na descoberta de dez curtas-metragens em cópias restauradas e digitalizadas, realizadas entre 1913 e 1956, onde se explora a região do Porto e a sua zona costeira", explica o IndieJúnior em comunicado.

Essa dedicatória ao mar é feita em parceria com a Cinemateca Portuguesa, no âmbito do programa FILMar, que prevê a digitalização de obras do cinema português relacionadas com aquela temática.

Está prevista a exibição, por exemplo, de O Naufrágio do Veronese (1913), sobre um paquete encalhado numa praia em Matosinhos, e Férias à beira-mar (1942), sobre colónias de férias para crianças, apadrinhadas pelo Estado Novo.

O IndieJúnior contará ainda com um filme-concerto, intitulado Marés, no qual Vítor Rua e Ilda Teresa de Castro (o duo The Banksy's) interpretam música para uma série de filmes portugueses relacionados com o mar.

Este ano, o festival vai mostrar mais de 50 filmes, em várias salas da cidade: Batalha Centro de Cinema, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes, Coliseu do Porto, Maus Hábitos e Reitoria da Universidade do Porto. As sessões são para maiores de 3, 6, 10, 12 e 15 anos.

Paralelamente à temática do mar, o programa inclui filmes que abordam "o lugar da natureza e dos animais, as alterações climáticas, o aborto ou as relações familiares em situação de pobreza". Além dos filmes, há ainda espaço para debates sobre como o cinema e a arte podem ajudar a fazer o luto, oficinas sobre o recorte como processo de animação, cidades sustentáveis e para famílias com crianças de um e dois anos.

Destaque ainda para a presença de quatro filmes portugueses, que serão acompanhados de conversas com os realizadores: o multipremiado Ice Merchants, de João Gonzalez, e O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, ambos seleccionados para a shortlist preparatória das nomeações para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, bem como O Casaco Rosa, de Mónica Santos, e O Conto da Raposa, de Alexandra Allen.

Também haverá sessões de cinema de colo, para espectadores de menor idade, uma matinée dançante, e filmes escolhidos por jovens programadores de quatro escolas da Área Metropolitana do Porto.

Toda a programação pode ser consultada em indiejunior.com.

Sugerir correcção
Comentar