Gestação de substituição deverá ser regulamentada até Março, mais de um ano após nova lei

Governo espera apresentar regulamentação “até ao final do primeiro trimestre”. Sem isso, a lei não pode ser aplicada. Lei está em “ponto morto”, diz presidente da Sociedade de Medicina da Reprodução.

Foto
Segundo a lei, a regulamentação da gestação de substituição devia ter sido publicada até 15 de Janeiro de 2022 João Silva

Faz um ano, na próxima semana, que a regulamentação da gestação de substituição devia ter sido publicada, mas os possíveis candidatos a esta técnica de procriação medicamente assistida (PMA) ainda não podem usufruir de um direito consagrado na legislação. “Esta lei continua em ponto morto à espera de regulamentação”, lamenta o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução. O Ministério da Saúde espera apresentar regulamentação “até ao final do primeiro trimestre deste ano”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários