Don DeLillo em baixa fidelidade

A recepção crítica a White Noise veio acompanhada de alusões ao “celebremente infilmável” romance de DeLillo, com o termo a servir quase como um elogio preventivo à ambição do filme.

O que queremos dizer quando descrevemos um romance literário como “infilmável”? A primeira adaptação cinematográfica de um livro inadaptável aconteceu em 1902, quando Georges Méliès conjurou uma curta-metragem a partir das Viagens de Gulliver, usando truques de perspectiva para mostrar os diminutos habitantes de Lilliput. Ao invés de reformar “infilmável” enquanto termo útil, inaugurou-lhe uma longa carreira, com a difusão semântica que só a longevidade permite, e resistindo a refutações tão conclusivas como o facto de Crash, Naked Lunch, Orlando, Guerra e Paz, e Tristram Shandy já terem sido todos filmados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários