João Ferreira vence etapa nos veículos ligeiros protótipos no Dakar

O piloto português venceu venceu pela primeira vez uma etapa do Dakar, depois de já ter chegado duas vezes ao pódio.

Foto
João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro, em acção no Dakar 2023. EPA/Leon Jansen

O piloto português João Ferreira (Yamaha), navegado por Filipe Palmeiro, venceu neste domingo a oitava etapa entre os veículos ligeiros protótipos na 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que se disputa na Arábia Saudita.

O piloto leiriense, campeão nacional e europeu de todo-o-terreno, concluiu os 346 quilómetros cronometrados entre Al Duwadimi e Riade com o tempo de 4h11m36s, deixando o segundo classificado da categoria T3, reservada aos protótipos, para o chileno Francisco Lopez (Can-Am), a 17 segundos. O norte-americano Mitchell Guthrie (Can-Am), líder da geral da categoria, foi terceiro, a 2m02s.

Esta é a primeira vitória de João Ferreira no Dakar, depois de ter sido segundo classificado na quarta etapa e terceiro na sétima, tornando a Yamaha no primeiro construtor a vencer etapas em duas e quatro rodas.

João Ferreira assumiu o comando ao quilómetro 90, não mais perdendo a liderança.

Na mesma categoria, Hélder Rodrigues (Can-Am) foi o sétimo mais rápido, a 6m02s do compatriota, com João Ré, que navega o saudita Saleh Alsaif (Can-Am) na 12.ª posição.

Nas motas, o piloto do Botswana Ross Branch (Hero) foi o mais rápido, com 3m15s de vantagem sobre o australiano Daniel Sanders (GasGas), com o norte-americano Mason Klein (KTM) em terceiro, a 3m33s, diferença que já inclui uma penalização de dois minutos por excesso de velocidade, que lhe roubou a liderança da prova.

Essa mantém-se, assim, na posse do norte-americano Skyler Howes (GasGas), que hoje foi 19.º e cedeu 15 minutos para os primeiros.

O argentino Kevin Benavides (KTM) é, agora, o segundo, a 1m13s, e Klein o terceiro, com o mesmo tempo. O australiano Toby Price (KTM) desceu para quarto, a 2m58s.

Nos automóveis, também foi uma penalização a fazer a diferença, pois o espanhol Carlos Sainz (Audi), que foi dado como primeiro vencedor, sofreu cinco minutos de penalização e caiu para terceiro da etapa.

A vitória ficou, assim, para o francês Sébastien Loeb (BRX), com 2m11s de vantagem sobre o líder da geral, o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), com Sainz em terceiro, a 3m31s.

Al-Attiyah aumentou ligeiramente a sua vantagem no comando da prova, com 1h03m46s de vantagem sobre o sul-africano Henk Lategan (Toyota), seu companheiro de equipa, e 1h20m22s sobre o brasileiro Lucas Moraes (Toyota).

Loeb subiu ao quarto lugar, mas já a 1h52m06s.

A segunda-feira é dia de descanso na prova, com a competição a regressar na terça-feira, com 358 quilómetros cronometrados entre Riade e Haradh.

Sugerir correcção
Comentar