Völklinger Hütte é uma antiga siderurgia situada naquela que se apresenta como a "região verde" da Alemanha, Saarland. Classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1994, integra, regra geral, o roteiro turístico de quem costuma passear-se por aquelas bandas. Numa recente viagem de imprensa, na qual a Mara Gonçalves participou, foi apontada como o local preferido da maioria dos jornalistas, que durante vários dias andaram a desbravar Saarland.

"Mas o que faz uma fábrica de gusa, o tipo de ferro que se obtém através da fundição em altos-fornos, num programa que tem como tema a sustentabilidade e a natureza?", indaga-se a Mara. O director-geral de Völklinger, Ralf Beil, ensaia uma primeira resposta: "Não temos apenas a cultura industrial, ou a arte [com exposições e concertos regulares em várias áreas do complexo], mas também uma relação bastante especial a começar com a natureza. No início, era poluição muito intensa, e destruição da natureza, [num espaço] onde tudo era escuro, malcheiroso, e as roupas ficavam cinzentas ao final de meio dia. Mas hoje também temos o nosso paraíso." Eis, então, uma região de carvão, ferro, aço que se transformou num modelo de sustentabilidade, como nos conta a Mara. Que ainda se passeou pelo Treetop Walk Saarschleife para contemplar o belo meandro do rio Sarre.

Também pela Alemanha, o Luís J. Santos andou a descobrir o lado mais verde de Berlim. Pelo rio Spree, no velho aeroporto Tempelhof, em jardins do mundo e no turismo da economia circular, traz-nos quatro propostas de passeios que não deixam (grande) peso na consciência ecológica.

Bom fim-de-semana e boas fugas!