João Ferreira em terceiro dos SSV na sétima etapa do Dakar

Tirada não contou com competição nas motos por decisão da organização da prova.

Foto
O Dakar continua a disputar-se na Arábia Saudita EPA/Leon Jansen

O português João Ferreira (Yamaha) foi neste sábado terceiro classificado entre os veículos ligeiros protótipos na sétima de 14 etapas da 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno.

O campeão nacional de todo-o-terreno, que liderou grande parte da tirada, com 333 quilómetros cronometrados entre Riade e Al Duwadimi e que não contou com as motos, por decisão da organização da corrida alegando as condições meteorológicas e "fadiga" dos pilotos​, acabou a 1m58s do vencedor, o norte-americano Mitchell Guthrie (BFG).

O chileno Chaleco Lopez (Can-Am), que manteve um duelo intenso com o português durante a tirada, foi o segundo, a 1m45s do vencedor.

João Ré, que navega para o saudita Saleh Alsaif (Can-Am) foi nono, a 13m08s, e Hélder Rodrigues (Can-Am) 13.º, a 19m58s.

Na geral desta categoria, João Ré está em sexto, a 3h41m14s do líder, o belga Guillaume de Mevius (Grally).

Nos automóveis, o mais rápido na especial foi o saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota), com 8m54s de vantagem sobre o lituano Vaidotas Zala (Toyota), que tem como navegador o português Paulo Fiúza.

O francês Guerlain Chicherit (BRX) foi terceiro, a 10m15s.

O líder da classificação, o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) foi apenas 14.º, a 19m12s, depois de optar por uma toada mais defensiva dada a vantagem, superior a uma hora, que tem para os restantes.

O sul-africano Henk Lategan (Toyota), seu escudeiro na equipa oficial do construtor japonês, é segundo, a 1h01m04s, com o brasileiro Lucas Moraes (Toyota) em terceiro, a 1h11m24s.

O francês Sébastien Loeb (BRX) aproveitou os contratempos dos adversários na etapa anterior e subiu ao quinto lugar, mas já a 1h54m17s do líder.

Domingo, os pilotos regressam a Riade, com uma especial de 346 quilómetros cronometrados, antes do dia de descanso, que se cumpre na segunda-feira.

A 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno termina no dia 15, em Dammam.

Sugerir correcção
Comentar