Perguntas e respostas: o que é o vetting político? Como é noutros países?

Os casos de demissões do Governo de António Costa acenderam o debate sobre o escrutínio que é feito aos governantes antes destes tomarem posse. O que pode ser feito?

Foto
Tomada de posse do Governo a 30 de Março de 2022 Nuno Ferreira Santos

O primeiro-ministro anunciou na quinta-feira que propôs ao Presidente da República a criação de um "circuito" que permita garantir "maior transparência e confiança a todos no momento da nomeação". Na mesma noite, fez chegar uma carta a Belém com a sua proposta sobre o assunto. A iniciativa surge depois das demissões no Governo motivadas pelo conhecimento de situações no passado dos governantes que, como explicou Marcelo Rebelo de Sousa, constituem um "ónus político". Há países e instituições que já fazem um escrutínio prévio — o vetting político. Mas o que é isto?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários