Mais de três milhões de adultos deslocados por desastres naturais nos EUA

Na Florida, quase um milhão de pessoas — ou cerca de um em cada 17 residentes adultos — foram deslocadas num estado que foi devastado pelos furacões Ian e Nicole no Outono.

Foto
Em 2021, o furacão Ida forçou à deslocação de quase um milhão de pessoas na Florida Marco Bello/Reuters

Mais de 1,3% da população adulta nos Estados Unidos foi deslocada por desastres naturais em 2022, com os furacões a serem responsáveis por mais de metade das situações.

Os resultados preliminares do inquérito Household Pulse Survey indicam que 3,3 milhões de adultos norte-americanos foram deslocados por furacões, inundações, incêndios, tornados ou outros desastres.

O inquérito online, do Departamento dos Censos dos Estados Unidos, questionou pela primeira vez sobre o deslocamento de desastres naturais no país.

Alguns estados foram mais afectados do que outros.

Na Florida, quase um milhão de pessoas — ou cerca de um em cada 17 residentes adultos — foram deslocadas num estado que foi devastado pelos furacões Ian e Nicole no Outono.

Mais de 409 mil pessoas — ou quase uma em cada oito residentes — foram deslocados no Louisiana, que teve uma temporada de furacões comparativamente calma em 2022, embora os residentes ainda estivessem a lidar com os impactos devastadores do furacão Ida no ano anterior.

Entre os estados com taxas mais baixas de população adulta deslocada por desastres estão Indiana, Maine, Dakota do Norte, Ohio e Oklahoma.

Dos 3,3 milhões de adultos deslocados, mais de um terço ficou fora de casa por menos de uma semana.

Cerca de um em cada seis residentes nunca regressou a casa, de acordo com o inquérito.

A composição demográfica dos deslocados não se desvia muito da que compõe a população dos Estados Unidos em questões raciais, mas a tendiam a ser mais pobres.

Cerca de 22% dos adultos deslocados relataram ter rendimentos familiares inferiores a 25 mil dólares (24 mil euros) por ano, em comparação com 17,4% da população geral do país.

Sugerir correcção
Comentar