Fernando Gomes concorre ao Conselho da FIFA

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol poderá regressar a um cargo que já desempenhou e que actualmente é do francês Noël Le Graët.

Foto
Fernando Gomes pode voltar ao Conselho da FIFA LUSA/MIGUEL A. LOPES

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, é candidato da UEFA ao Conselho da FIFA, cargo que já ocupou e que disputará com o francês Noël Le Graët no próximo congresso do organismo europeu.

Fernando Gomes, que se encontra à frente da FPF desde 2011 e é também vice-presidente da UEFA, concorrerá no 43.º congresso, a 5 de Abril, em Lisboa, com o presidente da federação francesa, de 81 anos, actual titular do cargo.

O mandato ao qual Fernando Gomes concorre passa a ser de quatro anos, ao contrário dos dois anos de mandatos anteriores, que o dirigente cumpriu, o último até 2019, não tendo sido candidato em 2021, embora se tenha mantido como membro executivo da UEFA.

Esta candidatura do presidente da FPF coincide com a corrida de Portugal, juntamente com Espanha e Ucrânia, à organização do Mundial 2030.

A UEFA anunciou, igualmente, a recandidatura de Aleksander Ceferin à presidência do organismo máximo do futebol europeu, num mandato igualmente de quatro anos.

A informação veiculada pela UEFA, em comunicado, decorre do fim da data limite para a apresentação de candidaturas ao 47.º Congresso Ordinário do organismo continental, que expirou na quinta-feira, 5 de Janeiro

Ceferin, de 55 anos, que preside à UEFA desde Setembro de 2016, depois de ter liderado a Federação Eslovena de Futebol entre 2011 e 2016, tem caminho aberto para assumir o terceiro mandato consecutivo à frente da instituição de cúpula do futebol europeu.

O dirigente esloveno anunciou em Outubro de 2022 a intenção de se recandidatar, revelando que agradeceu, "pessoalmente, às 55 federações que integram a UEFA pelas cartas de apoio" que lhe endereçaram.

Na candidatura da UEFA para a vice-presidência da FIFA apresentam-se o húngaro Sándor Csányi, actual titular do cargo, que concorrerá com Ari Lahti (Finlândia) e com Debbie Hewitt e David Martin para a posição de "vices" da FIFA das federações britânicas.

A UEFA indica que as candidaturas para o Comité Executivo da UEFA, oito membros para quatro anos e um para dois, têm de concluir as inscrições até 5 de Fevereiro, dois meses antes do congresso.

Sugerir correcção
Comentar