Surfista brasileiro Márcio Freire morre na Praia do Norte, na Nazaré

Surfista brasileiro Márcio Freire era “pioneiro” no surf de ondas gigantes. Capitania da Nazaré regista primeira morte ligada ao surf das ondas grandes na Praia do Norte.

Foto
A vítima mortal “era um surfista experiente". Esta é a primeira morte ligada ao surf nas ondas grandes da Praia do Norte EPA/CARLOS BARROSO

Um surfista de nacionalidade brasileira morreu esta quinta-feira na Praia do Norte, na Nazaré, quando se encontrava a praticar surf, informou a Capitania do Porto da Nazaré.

A vítima mortal, de 47 anos, “era um surfista experiente, de nacionalidade brasileira, que terá caído durante a prática do surf”, disse à agência Lusa o comandante da Capitania da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo. Também a Câmara Municipal disse tratar-se de um "pioneiro" no surf de ondas gigantes.

Segundo avançou a Globo Esporte, o surfista era Márcio Freire, um dos "Mad Dogs", um trio de atletas da Baía conhecido por dominar ondas gigantes no mar sem um aparato de segurança.

Márcio Freire percorreu praias de todo o mundo, mas nunca participou em circuitos profissionais. "Nunca vivi do surf, nunca ganhei dinheiro com o surf. Era mais soul surfer mesmo, não ligava muito", disse em entrevista ao canal de YouTube Let's Surf, citada pela Globo Esporte.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, no distrito de Leiria, o homem “foi rebocado para a praia por um colega numa mota de água, já em paragem cardiorrespiratória”, tendo sido socorrido de imediato na praia pelos nadadores-salvadores que integram o dispositivo de apoio ao surf rebocado e, de seguida, pelos tripulantes de uma ambulância do INEM, accionada para o local.

“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, disse ainda Mário Lopes Figueiredo, registando assim, “a primeira morte ligada ao surf nas ondas grandes da Praia do Norte.

Também a Federação Portuguesa de Surf lamentou a morte de Márcio Freire, numa curta nota: “A Federação Portuguesa de Surf lamenta o trágico falecimento, na Nazaré, do surfista brasileiro Márcio Freire. À família enlutada e à comunidade do surf de ondas grandes, os nossos sentimentos."

O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

O alerta para o acidente foi dado às 16h16 e no local estiveram operacionais do INEM, dos Bombeiros das Nazaré e da Autoridade Marítima.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários