A Astrologia como linguagem filosófica (e útil à sociedade)

“Horóscopos” como frequentemente surgem nas revistas ou jornais, com previsões para cada um dos chamados 12 signos, não são Astrologia, no seu sentido mais sério.

Foto
"Cada vez menos os praticantes de Astrologia a procuram pelo seu lado preditivo" Nastya Dulhiier/Unsplash

A Astrologia, como disciplina milenar que pretende estabelecer correlações entre eventos celestes e terrestres, tem sido desde sempre alvo de inúmeras polémicas. Neste artigo, chamamos a atenção para alguns dos equívocos mais frequentemente associados e para o sentido de utilidade que os seus adeptos advogam, independentemente da sua catalogação por critérios científicos.

Equívoco 1

“Horóscopos” como frequentemente surgem nas revistas ou jornais, com previsões para cada um dos chamados 12 signos, não são Astrologia, no seu sentido mais sério. Correspondem a uma versão popular e simplista com fins comerciais e de entretenimento. A própria palavra “horóscopo” já remete para uma contradição porque significa “ver a hora” e conhecer, por exemplo, o Ascendente, bem como todas as posições individualizadas dos vários astros. Dizer que esses “horóscopos” são Astrologia é equivalente a dizer que um borrão de tinta num papel é um quadro de Leonardo Da Vinci.

Equívoco 2

Outro equívoco habitual é dizer que os astrólogos desconhecem o movimento de precessão dos equinócios e que, portanto, Constelações e Signos já não correspondem. Na verdade, os astrólogos mais sábios desde a antiguidade até hoje — passando por Ptolomeu, William Lilly (1602-1681) e Dane Rudhyar (1895-1985) — não só conhecem a diferença como até usam os dois Zodíacos em simultâneo. Para assuntos mais individuais, privilegiam o Zodíaco Natural associado ao fluxo de energia das estações do ano. Para assuntos mais coletivos, dão um pouco mais peso às diversas estrelas e Constelações propriamente ditas, tanto as Zodiacais como outras.

Equívoco 3

É comum dizer-se que não há estudos estatísticos que comprovem a Astrologia, pelo menos parcialmente, o que também é falso. Embora o caráter filosófico, hermenêutico e simbólico desta disciplina não se adeque ao método científico vigente como bem explica o académico Geoffrey Cornelius —, existem alguns estudos estatísticos com resultados significativos. Entre estes, destacam-se os trabalhos de Michel Gauquelin (1928-1991), que estabeleceu correlações entre profissões e posições planetárias à nascença, ou Didier Castille, que encontrou correlação entre casamentos e pessoas de signos solares próximos.

Equívoco 4

Parte-se também do princípio, como resultado do Equívoco 1, que só as pessoas ignorantes e incultas é que se podem interessar por Astrologia. Desde sempre, só grandes sábios e matemáticos, por razões óbvias, se podiam dedicar a esta área. O caso mais paradigmático é o do poeta Fernando Pessoa (1888-1935) que era também um astrólogo de alto nível técnico, construindo os seus heterónimos com base nesta disciplina. Para além do mais, embora seja um facto ainda pouco conhecido, a sua maior obra poética — Mensagem — é um tratado intencional e sofisticado de Astrologia.

Equívoco 5

Afirma-se também que a Astrologia, que se pretende um instrumento preditivo, apenas faz previsões ou afirmações vagas, raramente certeiras. É importante dizer que cada vez menos os praticantes de Astrologia a procuram pelo seu lado preditivo. Na verdade, desde o séc. XX é utilizada sobretudo como linguagem de autoconhecimento. Quanto a previsões certeiras, não podemos dizer, por comparação com a Economia, uma ciência social, que seja menos eficaz. Um caso interessante é o de André Barbault (1921-2019) que antecipou, entre outros eventos mundiais, o colapso do comunismo e a crise de 2020-2021, tendo como uma das possíveis causas uma pandemia.

Utilidade 1

Quanto à sua finalidade principal, poderemos considerar que a Astrologia, que exige anos de estudo e investigação, posiciona-se como uma disciplina social com uma função legítima e útil. Essa função, independentemente da sua validação por meios quantitativos estatísticos, entra nos domínios da metafísica e da filosofia, e preenche uma necessidade humana fundamental: o sentido de propósito e ligação ao todo, ou seja, de espiritualidade.

Utilidade 2

Perante outras áreas da cultura com o mesmo fim, entre elas a própria religião, a Astrologia tem a vantagem de fornecer uma informação individualizada que codifica nos seus símbolos coisas tão importantes como os talentos, áreas de vida, resistências e forças pessoais. Por exemplo, o Ascendente ou ângulo Nascente (o Leste) é um indicador simbólico da missão de vida e característica destacada da personalidade.

Utilidade 3

Para além de ajudar a revelar um “mapa” de talentos específicos e de potencialidades, a Astrologia Humanística também permite identificar os ciclos de aprendizagem que a pessoa está a viver. Estes poderão ser de maior facilidade ou de maior desafio, mas o seu aproveitamento, tal como o dos próprios recursos, não está escrito nas estrelas e depende da ação individual.

Utilidade 4

Ao nível coletivo, verdade seja dita, também podemos dizer que a linguagem da Astrologia ajuda a entender os ciclos que a sociedade está a viver e para onde se dirige, em termos de propostas de evolução, como aconteceu no tema aquariano da pandemia.

Resumindo, para além dos equívocos mencionados, a Astrologia sobrevive e reinventa-se, integrando cada vez mais outras áreas do saber — desde a História até à Psicologia — estando em permanente evolução. Pelas razões referidas, e por ajudar a responder à grande questão existencial, ainda que seja incompreendida por muitos, merece ser respeitada por todos.

Lisboa, 1 de janeiro de 2023


O autor escreve segundo o Acordo Ortográfico de 1990

Sugerir correcção
Ler 14 comentários