Cidade inglesa cancela fogo-de-artíficio do fim de ano para não perturbar morsa

Thor resolveu passar o Natal e Ano Novo em Scarborough. Para evitar que o animal ficasse stressado com o fogo-de-artifício, a autarquia decidiu cancelar os festejos de final de ano.

actualidade,p3,ano-novo,animais,ambiente,reino-unido,
Fotogaleria
Passagem de morsa por cidade inglesa obriga ao cancelamento do fogo-de-artifício na passagem de ano CA
actualidade,p3,ano-novo,animais,ambiente,reino-unido,
Fotogaleria
Marson & Co/Twitter
actualidade,p3,ano-novo,animais,ambiente,reino-unido,
Fotogaleria
Simanda Builds/Twitter
actualidade,p3,ano-novo,animais,ambiente,reino-unido,
Fotogaleria
Matthew B/Twitter
Leões marinhos
Fotogaleria
John Sadler/Twitter

A morsa Thor está de viagem pela Europa, mas enquanto não chega ao Árctico decidiu descansar uns dias e passar o Natal e Ano Novo na localidade inglesa de Scarborough, North Yorkshire.

A estadia, além de atrair a população local e turistas ao porto como se fosse Verão, obrigou ao cancelamento do fogo-de-artifício da passagem de ano para não causar stress ao animal.

A ideia foi sugerida pela British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), responsável pela monitorização deste mamífero, que declarou que os festejos poderiam prejudicar o bem-estar da morsa. A autarquia e as autoridades policiais da cidade partilharam da mesma opinião e tomaram a decisão de cancelar os festejos à última da hora.

"Avançamos com a decisão de cancelar o fogo-de-artifício, mas entendemos que algumas pessoas possam ficar desapontadas por não acontecer”, declarou o presidente Steve Siddons ao jornal britânico The Telegraph.

Em declarações à BBC, Emily Mayman, porta-voz da BDMLR, elogiou não só a postura das autoridades que consideraram que o bem-estar do animal “está acima de qualquer coisa”, como também a aceitação de todos.

Segundo a responsável, Thor foi visto pela última vez em Scarborough às 17h de sábado, dia 31 de Dezembro de 2022, momento em que entrou na água provavelmente para procurar alimento. “Não tivemos mais registos de avistamento desde que saiu do porto", detalhou, para acrescentar, contudo, que o mamífero poderia aparecer em qualquer lugar.

E, na verdade, foi mesmo isso que aconteceu. O animal continua a viagem pelo Reino Unido e, na segunda-feira, esteve em Blyth, Northumberland, onde foi visto a descansar num pontão de madeira da doca, escreve o diário Guardian. Na manhã seguinte voltou a mergulhar e, até agora, não voltou a ser visto.

O avistamento de morsas no Reino Unido não é comum, mas Thor não é o primeiro a aparecer. Nos últimos dois anos, Wally e Freya também visitaram o país. Thor, por outro lado, gosta de variar nos locais que visita e só este Inverno já foi visto em França e nos Países Baixos.

Sugerir correcção
Comentar