Barreda vence etapa que “riscou” Joaquim Rodrigues Jr. do Dakar

“Motard” espanhol “cedeu”, momentaneamente, o triunfo a Cornejo, que parou para prestar assistência ao português, forçando a organização a corrigir os tempos por duas vezes.

Foto
Audi de Stéphane Peterhansel foi segundo nos carros Reuters/HAMAD I MOHAMMED

O espanhol Joan Barreda (Honda) venceu esta quarta-feira a quarta etapa do rali Dakar de todo-o-terreno na categoria de motos, depois de a Amaury Sports Organization (ASO) ter rectificado a classificação nas duas rodas.

Num primeiro momento, o piloto da Honda foi dado como vencedor, mas a informação foi corrigida pouco depois, com uma primeira actualização a atribuir a vitória ao chileno José Ignacio Cornejo (Honda).

Cornejo parou para prestar assistência ao português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) - que sofreu uma queda e desistiu - pelo que ao tempo final foram deduzidos os 25m55s perdidos na paragem.

"O piloto português, que deu a primeira vitória à Hero na edição do ano passado, caiu ao quilómetro 90 da especial e foi levado ao hospital de Hail, pela equipa médica do Dakar, com uma ferida na perna esquerda", refere o site oficial da competição.

Joaquim Rodrigues Jr. era o mais bem classificado dos pilotos portugueses, na 16.ª posição, depois de na véspera ter sido o 10.º mais rápido nas motos.

Entretanto, a ASO voltaria a corrigir o tempo de Cornejo, subtraindo apenas 7m35s ao registo final do chileno. Desta forma, a vitória na etapa acabou por ser devolvida a Joan Barreda, que corre há dois dias com um dedo do pé fracturado.

Barreda venceu nas motos com 16 segundos de vantagem sobre o chileno Pablo Quintanilla (Honda) e 1m05s sobre o norte-americano Skyler Howes (Husqvarna).

Na geral, o australiano Daniel Sanders (GasGas) mantém a liderança, com 3m33s de avanço sobre Skyler Howes e 4m05s do argentino Kevin Benavides (KTM). Barreda é quarto, a 4m30s do líder.

Este foi o 30.º triunfo em etapas do piloto espanhol, primeiro na 45.ª edição, que se disputa na Arábia Saudita até 15 de Janeiro.

Nos automóveis, Loeb venceu pela primeira vez nesta edição, batendo o compatriota Stéphane Peterhansel (Audi) por 13 segundos.

O espanhol Carlos Sainz (Audi) foi terceiro, a 1m50s, seguido do líder da geral, o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), a 2m06s.

Na quinta-feira, disputa-se a quinta etapa, novamente com partida e chegada em Hail e com 373 quilómetros de especial cronometrada.

Sugerir correcção
Comentar