Marcelo realça “importância” dada a Portugal pela administração Lula

Presidente da República considera que Lula da Silva deu sinais de uma “visão multilateral” e “protagonismo internacional” que contrastam com a administração de Jair Bolsonaro.

Foto
Cumprimento de Marcelo e Lula EPA/Jarbas Oliveria

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou este domingo a importância dada a Portugal pela administração brasileira de Lula da Silva na cerimónia de posse do Presidente do Brasil.

"Hoje [domingo] no Congresso dos deputados o primeiro país a ser colocado: Portugal. A cumprimentar o Presidente empossado: Portugal", referiu Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, num hotel de Brasília, após a cerimónia.

Interrogado sobre a que se deve, no seu entender, esse destaque dado a Portugal, o chefe de Estado respondeu: "Eu acho que se deve a duas razões, uma formal, outra substancial. Formal: Portugal foi o primeiro país a felicitar Lula da Silva aquando da vitória".

"Substancial: eu penso que há compreensão da importância de Portugal em vários dos domínios de que falou. Por exemplo, na União Europeia, é uma prioridade obviamente o tentar avançar com o dossiê União Europeia/Mercosul – Portugal é importante nisso", acrescentou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "Portugal é importante pelo simples facto de haver um português secretário-geral das Nações Unidas", e também "pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa" (CPLP).

"Portugal é importante porque, ao longo do tempo, Lula foi conhecendo muito bem Portugal, conhece Portugal, e conheceu em fases diferentes da sua vida, e quem passou por fases diferentes, no poder e na oposição, sabe de uma constância fundamental da posição portuguesa no mundo", sustentou. "Por isso, tem lógica isso", considerou. "Como tem lógica a posição que dá a outros países da CPLP", prosseguiu.

O chefe de Estado português assinalou que "nos cinco primeiros países a cumprimentar o Presidente Lula" houve "três da CPLP – além de Portugal, em primeiro lugar, Timor-Leste em terceiro, Cabo Verde em quarto".

Contraste com Jair Bolsonaro

Marcelo Rebelo de Sousa considera ainda que o recém-empossado Presidente do Brasil, Lula da Silva, deu sinais de uma "visão multilateral" e "protagonismo internacional" que contrastam com a administração de Jair Bolsonaro.

O Presidente da República comentou os dois discursos de Lula da Silva, nos quais viu "sinais de novidade". No seu entender, em termos de política externa, a mensagem de Lula "tem muito de novo, porque é uma visão multilateral do Brasil, é uma visão de intervenção no mundo, é uma visão não defensiva, mas ofensiva no bom sentido do termo, de protagonismo internacional".

"Tudo analisado, são sinais, para quem vê de fora e tem a experiência de duas posses em dois mandatos diferentes, tem o significado de uma visão muito diversa, se quiserem muito contrastante [com a administração anterior]", considerou Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo o Presidente português, Lula "dá muito relevo ao regresso do Brasil ao mundo".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários