Mau tempo. Protecção Civil registou quase 500 ocorrências desde que começou o ano

Distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro e Braga passar do aviso vermelho para amarelo. Protecção Civil registou quase 500 ocorrências desde que começou o ano.

Foto
Porto, Vila Real, Aveiro e Braga passam do aviso vermelho a amarelo às 15h ADRIANO MIRANDA

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro e Braga passaram do aviso vermelho para amarelo às 15h de hoje, com previsões de melhoria das condições ligadas à chuva, anunciou o IPMA.

Numa actualização divulgada por volta das 12h30, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que alguns distritos do Norte até aqui muito fustigados por chuva persistente e fenómenos extremos de vento vão assistir a uma acalmia ao longo da tarde.

Descrito esta manhã por fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) como "o mais castigado" do Norte o país, o distrito de Viana do Castelo mantém o aviso vermelho por precipitação até às 15h, passando a amarelo nesse horário e até às 18h.

Em igual situação, no que se refere a perspectivas relacionadas com forte precipitação, estão os distritos do Porto, Vila Real, Aveiro e Braga, que passam do aviso vermelho a amarelo às 15h.

Sob aviso laranja, o segundo mais grave, mantém-se o distrito de Viseu, entre as 12h e as 18h horas, enquanto os distritos de Leiria e de Coimbra subiram do aviso amarelo para o laranja, uma indicação a manter-se até às 18h devido a precipitação intensa.

Já os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre mantêm os avisos amarelo, o menos grave, durante alguns períodos do dia de hoje.

Quase 500 ocorrências registadas

A Protecção Civil registou desde as 00h de domingo 479 ocorrências em todo o país, com destaque para o distrito de Viana do Castelo, o mais afectado pelo mau tempo. “Temos muitas ocorrências no país provocadas essencialmente pelo mau tempo que se está a fazer sentir”, disse à Lusa o porta-voz da ANCP.

Segundo a ANPC, “o distrito mais afectado é o de Viana do Castelo, com 160 ocorrências”, entre inúmeras situações de quedas de árvores e inundações.

No sábado, a Protecção Civil alertou precisamente para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano.

Segundo o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, as bacias hidrográficas onde existem “maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias” são as dos “rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo”.

Sugerir correcção
Comentar