Reparar o presente, através da memória

Memórias em Tempo de Amnésia: Uma Campa em África, de Álvaro Vasconcelos, representa um contributo inestimável para a nossa memória coletiva, sobre o passado recente de Portugal.

Tudo passa menos o passado. Esta frase está escrita, em várias línguas, numa das paredes da sala de entrada do Africa Museum de Tervuren, em Bruxelas. De facto, somos o resultado do nosso passado e nessa medida ele está sempre presente, mesmo que esquecido. A forma como lembramos e esquecemos determina o modo como nos percebemos não só enquanto indivíduos, mas também enquanto sociedade, nação e humanidade. Memórias em Tempo de Amnésia: Uma Campa em África, de Álvaro Vasconcelos, representa um contributo inestimável para a nossa memória coletiva, sobre o passado recente de Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários