Mais de 650 migrantes que tentavam entrar na Europa detidos na costa Líbia

Depois de ser interceptada, a traineira foi levada para uma base naval das forças especiais líbias em Benghazi.

Foto
A Líbia tornou-se na rota preferida de dezenas de milhares de migrantes para chegar à Europa Reuters/SEA-WATCH/NORA BORDING

Mais de 650 migrantes foram interceptados pela marinha líbia quando tentavam entrar na Europa, tendo sido detidos ao largo da costa de Benghazi, anunciou este sábado aquela autoridade.

"Os barcos das forças especiais da marinha interceptaram uma traineira com cerca de 650 imigrantes ilegais a bordo", anunciou o comandante da marinha Líbia, Ramzi Najem, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O barco foi rebocado e levado para uma base naval das forças especiais no porto de Benghazi, a segunda maior cidade líbia.

Segundo o comandante, "as forças especiais da marinha foram alertadas para a presença de migrantes ilegais a bordo de uma traineira a noroeste de Benghazi" transportando várias centenas de pessoas, incluindo bengalis, sírios e egípcios.

A EFE recorda que após a queda do regime de Muammar Kadafi , em 2011, a Líbia tornou-se na rota preferida de dezenas de milhares de migrantes da África subsariana, dos países árabes e do sul asiático, que tentam chegar à Europa através da costa italiana, fugindo de conflitos, regimes autoritários, catástrofes naturais e à pobreza extrema.

A grande maioria dos barcos costumava partir da Líbia ocidental, mas recentemente registou-se um aumento das partidas das praias do leste da Líbia, muitas vezes a bordo de grandes arrastões e barcos de pesca.

Segundo a EFE, a grande maioria dos migrantes tenta atravessar o Mediterrâneo arriscando a própria vida e, quando são interceptados, são trazidos de volta à costa líbia e colocados em centros de detenção onde, segundo as ONG, são alvo de maus-tratos.

Sugerir correcção
Comentar