As reacções à morte de Pelé: de Cristiano Ronaldo a Messi

Após a confirmação da morte de Pelé, devido à falência de diferentes órgãos, o mundo do futebol, e não só, apressou-se a publicar as suas despedidas a um dos melhores de todos os tempos.

Foto
Pelé faleceu neste dia 29, após estar internado no hospital durante um mês EPA/WILL OLIVER

A morte de Pelé no final da tarde desta quinta-feira gerou, como seria de esperar, as mais variadas reacções, não fosse o “Rei” um dos melhores jogadores de futebol sempre. Desde clubes e jogadores, até políticos, todo o mundo não pôde deixar de reagir ao falecimento da lenda brasileira.

Desde logo, foi publicada uma curta mensagem nas redes sociais do próprio Pelé: “A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje. Amor, amor e amor, para sempre.”

Já o Santos FC, clube onde Pelé jogou durante 18 anos da sua carreira, publicou uma mensagem simples – “Eterno”.

Cristiano Ronaldo também partilhou um texto na rede social Instagram, onde homenageou a carreira de Pelé e a relação entre ambos: "Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido".

Um dos primeiros jogadores brasileiros a reagir ao falecimento de Pelé foi o médio Casemiro, que actualmente joga no Manchester United: “Seu legado será eterno”.

A Liga Portugal também recordou a carreira de Pelé e uma das vezes em que dividiu o relvado com Eusébio: “Os Reis são eternos. Até sempre, Pelé!”.

"Não é apenas o Brasil que chora a sua morte"

Numa nota no seu site, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reagiu de forma semelhante (publicando uma foto de Pelé com Eusébio), recordando alguns dos títulos que conquistou: “Eleito pela FIFA o jogador o Século XX, Pelé foi tricampeão do mundo pelo Brasil (1958, 1962 e 1970) e assinou 77 golos em 82 jogos pela Selecção”.

Na mesma nota, o presidente da FPF, Fernando Gomes, lamentou assim o desaparecimento do "Rei": “É seguramente uma das personalidades mais consensuais de sempre. Por isso, não é apenas o imenso Brasil que chora a sua morte. É o mundo inteiro que partilha a tristeza”.

Recordou ainda que a popularidade do futebol muito deve a Pelé: “Se o futebol atingiu a dimensão universal que hoje tem, muito o deve a Edson Arantes do Nascimento”.

Lionel Messi também reagiu, publicando uma mensagem curta – “Descansa em paz, Pelé” – juntamente com fotografias dos dois juntos.

Kylian Mbappé demonstrou assim a sua tristeza neste momento: “O rei do futebol deixou-nos, mas o seu legado nunca será esquecido”.

"Antes de Pelé, o futebol era apenas um desporto"

Neymar Jr. que, tal como Pelé, se formou no Santos, e que durante o Mundial 2022 ultrapassou Pelé como o maior goleador e sempre da selecção brasileira, lembrou assim o antigo jogador: “Antes de Pelé, o futebol era apenas um desporto. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento."

Outro jogador que recordou Pelé e outra lenda o futebol foi Mesut Ozil. Publicando uma foto de Pelé com Maradona (falecido em 2020), Ozil afirmou que, com as duas lendas na mesma equipa no Céu, esta será invencível para sempre.

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, também não demorou a prestar uma homenagem a Pelé: “um símbolo do Brasil, marcou gerações e será para sempre recordado como um dos maiores do mais popular desporto do mundo”.

"Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável"

Erling Haaland, jogador do Manchester City e que, como Pelé, já está habituado a bater recordes relacionados com o número de golos marcados, fez questão de salientar que Pelé foi um pioneiro do futebol: “Tudo o que se vê um jogador fazer, Pelé fê-lo primeiro”.

Outra lenda do futebol brasileiro, Ronaldo “O Fenómeno” homenageou Pelé com diversos adjectivos: “Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável (…) O maior de todos os tempos”.

Rivaldo, que venceu o Mundial 2002 juntamente com Ronaldo, demonstrou a sua felicidade por, tal como Pelé, ter envergado a camisola n.º 10 da “canarinha” em Mundiais: “O nosso futebol é conhecido e respeitado mundialmente por tudo que ele fez em campo (...) Tenho orgulho em ter jogado duas Copas do Mundo com o número 10, que foi consagrado por ele”.

"Pelé nunca vai morrer... Pelé é eterno, é Rei, é único"

Por seu lado, Cafu, o jogador que mais vezes representou o Brasil e vencedor de dois Mundiais, foi directo: “Pelé nunca vai morrer… Pelé é eterno, é Rei, é único”.

Vinícius Jr., actual estrela do Real Madrid e do Brasil (tendo marcado no Mundial 2022), fez questão de recordar a relação entre os dois: “Sempre palavras carinhosas e motivadoras sobre mim. Li e guardei todas as mensagens que você me mandou, quando me apoiou em um momento delicado ou quando celebrou minhas conquistas”.

José Mourinho também quis partilhar um momento pessoal que teve com Pelé: “Em 2005 recebi o Prémio da BBC directamente das mãos do Rei e até hoje é um dos meus momentos de que mais me orgulho”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários