Isenção de IVA nos alimentos essenciais permitiria poupar 394 euros por ano, dizem nutricionistas

Em Outubro, três países da UE – Polónia, Irlanda e Malta – isentavam de IVA os alimentos considerados básicos, segundo uma análise da Ordem dos Nutricionistas. Espanha fê-lo na quarta-feira.

Foto
O aumento dos preços é especialmente relevante nos alimentos Adriano Miranda

Se o Governo isentasse de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) os produtos alimentares considerados essenciais — que actualmente são taxados a 6% —, a poupança potencial de “uma família típica em Portugal, com dois adultos e um adolescente” ascenderia a 394 euros por ano, calcula a Ordem dos Nutricionistas. Esta quarta-feira, depois de Espanha ter decidido passar, temporariamente, alimentos de primeira necessidade para uma taxa zero de IVA, a bastonária Alexandra Bento recordou a proposta que aquela ordem apresentou à Assembleia da República em Outubro, quando o Orçamento do Estado para 2023 estava em discussão, e lamentou que o Governo "nada tivesse feito".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários