Perda de “controlo político” pode levar Governo de Costa a “colapsar”

Politólogos atribuem remodelações sucessivas do Governo à falta de “coordenação” e “controlo político” e alertam para perigo de colapso do executivo.

Foto
O Governo foi empossado pelo Presidente da República a 30 de Março deste ano, mas António Costa está no poder desde 2015 Nuno Ferreira Santos

Que existam remodelações na composição dos governos faz parte do funcionamento das democracias. Que existam tantas em menos de um ano de exercício de um governo maioritário é atípico, tanto face aos executivos anteriores de António Costa, quanto às maiorias absolutas de José Sócrates e de Aníbal Cavaco Silva. Para o Presidente da República, o fenómeno deve-se a um maior escrutínio público, para os cientistas políticos ouvidos pelo PÚBLICO trata-se de “falta de coordenação” e de “planificação”, bem como cansaço. E os especialistas avisam mesmo que a situação pode explodir” – um receio que é partilhado por socialistas e um cenário para o qual a oposição já se posiciona.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários