Empresas criadas para obtenção de “vistos gold” liquidadas ao fim de poucos anos

Das 22 empresas criadas para obtenção de “vistos gold”, pelo menos quatro já foram liquidadas, das quais três não cumpriram o período mínimo exigido para a manutenção da autorização de residência.

Foto
Desde 2012, foram concedidos 11.384 vistos "gold", que resultaram num investimento total superior a 6674 milhões de euros daniel rocha

Em dez anos, os 22 “vistos gold” concedidos para a criação de um número mínimo de dez postos de trabalho, uma das modalidades previstas no regime de autorização de residência para investimento (ARI), resultaram na criação de 280 empregos – é o equivalente a uma média de menos de 13 empregos por cada empresa criada no âmbito deste programa, ligeiramente acima do mínimo exigido. Mas, mais do que isso, algumas das já de si poucas empresas criadas para obtenção dos vistos acabaram por mudar de mãos ou mesmo por ser liquidadas ao fim de poucos anos depois de terem sido constituídas. Os detentores destes títulos de residência que não tenham cumprido o período mínimo de investimento previsto na lei, assegura o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), perderam os vistos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários