China deixa de divulgar números de covid-19 a meio de uma vaga “perigosa”

Número de infecções num dia, na semana passada, pode ter chegado a 37 milhões. Numa província vizinha de Xangai, as autoridades locais antecipam dois milhões de casos diários nas próximas semanas.

Foto
O Governo chinês abandonou a política de "covid zero" no início de Dezembro Reuters/TINGSHU WANG

O recuo súbito do Governo chinês na política de “covid zero”, após quase três anos de fortes restrições que podem ter deixado a população mais vulnerável ao vírus do que noutras partes do mundo, é apontado como uma causa da previsão, para os próximos dias, de dois milhões de infecções diárias só na província de Zheijiang, perto de Xangai. Segundo as actas de uma reunião da direcção-geral de saúde chinesa, citadas por jornais ocidentais, quase 37 milhões de pessoas podem ter sido infectadas em todo o país num único dia na semana passada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários