Ferraria de São João a caminho de ser “Melhor Aldeia Turística” pela Organização Mundial do Turismo

Destacada pela Organização Mundial do Turismo, por “unir a comunidade e manter vivas as tradições”, esta Aldeia do Xisto vai ser alvo de “melhorias” para receber o reconhecimento mundial.

Foto
Ferraria de São João Adriano Miranda

Enquanto Castelo Novo (Fundão, Aldeia Histórica de Portugal, celebra a entrada para a lista oficial de “melhores aldeias turísticas” da Organização Mundial de Turismo, para os lados de Penela, Ferraria de São João celebra o avanço para a pré-lista.

A Ferraria foi considerada pela organização para o Upgrade Programme, uma selecção de localidades candidatas a receberem o selo de Best Tourism Villages, que, em Portugal, além de Castelo Novo este ano, já foi concedido à aldeia alentejana da Cumeada e à aldeia histórica de Castelo Rodrigo (Guarda).

"Ferraria de São João está em vias de obter o selo com a distinção e daremos todo o apoio para isso", declarou à agência Lusa o presidente da autarquia de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos.

Foto
Ferraria de São João Turismo do Centro

A Câmara de Penela congratulou-se hoje com o reconhecimento de Ferraria de São João para vir a integrar a lista de "Melhores Aldeias Turísticas", logo que cumpra todos os critérios da Organização Mundial do Turismo (OMT).

A localidade, que faz parte da rede turística Aldeias do Xisto, "precisa agora de incrementar algumas melhorias para receber o selo", disse, adiantando que a OMT valorizou aspectos em que o lugar serrano já se afirma "para atrair turistas nacionais e estrangeiros", designadamente nos campos educativo, desportivo e social.

A existência em Ferraria de São João de um cabril comunitário, a inclusão de mulheres e outras pessoas de diferentes idades e a aposta na criação de emprego foram tidas em conta pelos especialistas indicados para avaliar as candidaturas.

A OMT valorizou também "a componente da resiliência da aldeia aos incêndios" e o seu projecto "Aldeia Viva", com que o pretende "unir a comunidade e manter vivas as tradições" locais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários