Quatro líderes substituídos num ano e alguns pontos de interrogação

Enquanto António Costa soma oito anos à frente do PS e sete a liderar o Governo, só num ano, de Janeiro de 2022 a Janeiro de 2023 vai assistir à substituição de quatro líderes da oposição.

Foto
A conquista da maioria absoluta do PS nas eleições legislativas de Janeiro gerou mudanças nas lideranças dos partidos Nuno Ferreira Santos

Este ano foram já três os partidos que mudaram de líder antes do previsto — PSD, PCP e CDS — e, embora a transição só vá efectivar-se em Janeiro do próximo ano, o presidente da Iniciativa Liberal (IL) também já anunciou a saída. As sucessões fizeram-se em resposta aos resultados que os partidos tiveram nas legislativas e a pensar nos próximos actos eleitorais — as eleições regionais da Madeira estão previstas para Setembro/Outubro de 2023, seguidas das europeias de Maio/Junho de 2024 e das regionais dos Açores em Outubro de 2024. Mas também em reacção à maioria absoluta conquistada em Janeiro pelo PS que, enquanto os partidos à volta se renovam, vai acumulando sete anos no poder.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários