Qatar ameaça União Europeia com corte de gás

De acordo com um diplomata, a implementação da suspensão das autorizações de acesso ao Parlamento Europeu pode também ter consequências adversas no fornecimento global de gás por parte do Qatar.

Foto
Parlamento Europeu votou na suspensão das autorizações de acesso ao parlamento de representantes dos interesses do Qatar EPA/JULIEN WARNAND

A suspensão das autorizações de acesso ao Parlamento Europeu de representantes dos interesses do Qatar, durante a investigação do eventual caso de corrupção, pode ter um “impacto negativo” nas relações com o emirado, advertiu este domingo um diplomata do Qatar.

De acordo com o diplomata, citado pela AFP, a implementação desta medida pode também ter consequências adversas no fornecimento global de gás por parte do Qatar.

Na quinta-feira, em Estrasburgo, os eurodeputados votaram quase por unanimidade a favor de um texto no qual “exigem a suspensão das autorizações de acesso para representantes dos interesses do Qatar” durante a investigação do alegado caso de corrupção em que está envolvida a eurodeputada grega Eva Kaili e em que é suspeita de ter sido paga pelo país árabe para defender os interesses do Qatar, que actualmente acolhe o Mundial de Futebol.

A decisão de aplicar esta medida caberá agora à presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

O Parlamento Europeu, no âmbito das medidas previstas, admite a possibilidade de impedir a decisão “de impor uma restrição tão discriminatória ao Qatar, limitando o diálogo e a cooperação antes do fim do processo legal, terá um efeito negativo na cooperação de segurança regional e global, bem como nas discussões sobre as negociações acerca da escassez e segurança global de energia”, salientou ainda o diplomata.

Num comunicado, o diplomata afirmou que o Qatar “rejeita firmemente” as acusações contra o país e lamenta “os julgamentos baseados em informações imprecisas reveladas com base em fugas de informação”.

Embora não seja o único país citado na investigação aberta pela Bélgica, as críticas e os ataques visam “exclusivamente” o Qatar, salientou o mesmo diplomata.

O Qatar, um Estado que é rico em gás, já denunciou a “falta de cooperação” do Governo belga, do qual é um “parceiro [diplomático] próximo”. No comunicado realça-se ainda que o Qatar é “um importante fornecedor” de gás natural liquefeito em termos mundiais.

Sugerir correcção
Ler 47 comentários