Durão Barroso deixa presidência do Goldman Sachs

Ex-primeiro-ministro português será substituído por Bradley Fried na chefia do banco de investimento.

Foto
Durão Barroso Nuno Ferreira Santos

O ex-primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso, que liderou a Comissão Europeia (CE) entre 2004 e 2014, está de saída da presidência do Goldman Sachs International​. O antigo administrador do Banco de Inglaterra Bradley Fried será anunciado na próxima semana como o novo presidente do banco de investimento, substituindo o português, que se mantém como líder dos conselheiros internacionais. A notícia foi avançada pela Sky News.

Bradley Fried, que até há seis meses era dirigente do Banco da Inglaterra (tinha sido nomeado pela rainha para presidir ao court of the bank), assumirá o posto ocupado por Durão Barroso num período de grandes cortes: na última semana soube-se que 8% dos trabalhadores do banco de investimento terão de sair para melhorar a sustentabilidade do negócio.

Além de ter desempenhado funções no Banco de Inglaterra, o gestor sul-africano integrou a equipa fundadora da Grovepoint Capital, foi CEO do Investec Bank e também desempenhou o cargo de administrador não executivo do supervisor financeiro britânico, a Financial Conduct Authority. A nomeação para o Goldman Sachs International será submetida à aprovação do regulador.

O antigo primeiro-ministro português assumiu a presidência não executiva do banco de investimento norte-americano em 2016, após ter deixado a presidência da Comissão Europeia, em Outubro de 2014. Esta transição não foi pacífica e gerou algumas críticas, embora Durão Barroso tenha cumprido um período de nojo de 18 meses.

Na altura, o jornal Financial Times teve acesso a uma carta que Jean-Claude Juncker (então presidente da Comissão Europeia) dirigiu à provedora de Justiça Europeia, e noticiou que Durão Barroso deixaria de ser recebido em Bruxelas como ex-presidente da CE, perdendo todos os privilégios inerentes e passando a ser considerado representante de interesses privados. Recorde-se que também a ida de Lisboa para Bruxelas, deixando o cargo de primeiro-ministro nas mãos de Pedro Santana Lopes, não foi isenta de críticas.

De acordo com a Sky News, Durão Barroso, que actualmente é chairman e director não executivo do banco sediado em Londres, será a partir de Fevereiro presidente da Goldman Sachs International Advisors, e irá aconselhar os executivos do banco em questões estratégicas globais.

Além do cargo no Goldman Sachs, Durão Barroso foi reconduzido este mês na presidência da Aliança Global para as Vacinas (Gavi), cargo que desempenhava desde 29 de Setembro de 2020.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários