Mestre de barco de pesca desaparecido na Nazaré encontrado com vida

O mestre da embarcação conseguiu chegar a nado à praia do Pedrogão ao final da tarde. O alerta para o desaparecimento da embarcação tinha sido dado duas horas antes, por volta das 16h.

Foto
O alerta para o desaparecimento foi dado às 16h Daniel Rocha/Arquivo

O mestre de um barco de pesca que desapareceu esta sexta-feira na Nazaré, foi encontrado com vida ao final da tarde. A informação foi avançada pelo JN, que cita o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Mário Figueiredo.

Segundo declarações à agência Lusa, o mestre da embarcação desaparecida conseguiu chegar a nado à praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, mas os restantes três tripulantes continuam desaparecidos.

“O mestre da embarcação, de nacionalidade portuguesa, conseguiu chegar a nado à praia do Pedrógão, cerca de 18h20, depois de várias horas no mar”, confirmou à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o mesmo responsável, o tripulante “está bastante confuso”, não tendo ainda esclarecido as circunstâncias em que o barco terá naufragado, nem terá dado informações sobre a restante tripulação, dois homens de nacionalidade indonésia e um marroquino, que continuam a ser procurados.

“A chegada deste tripulante permitiu reduzir as buscas a uma área mais restrita, mas mantêm-se empenhados todos os meios que tinham sido alocados”, afirmou o comandante do porto.

Os quatro homens são tripulantes da embarcação Letícia Clara. O alerta para o desaparecimento do barco de pesca, com quatro pessoas a bordo, foi dado por volta das 16h. As buscas estão a ser coordenadas pela Marinha através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa.

Em comunicado, a Marinha informou que o barco saiu por volta das 00h05 desta sexta-feira da Figueira da Foz e que a sua área de operação seria entre a Figueira da Foz e a Nazaré. O ultimo contacto com a tripulação ocorreu de manhã, por volta das 8h; o alerta para o desaparecimento foi dado às 16h quando o armador percebeu que não conseguia contactar os membros da embarcação por telemóvel.

As autoridades marítimas têm em curso uma operação de busca por mar, por terra e aérea, na qual estão empenhados meios da Capitania da Nazaré, da Capitania da Figueira da Foz, da GNR e da Força Aérea Portuguesa.

Na área da Capitania da Figueira da Foz estão também empenhadas equipas de busca em terra e no mar, entre as quais a "embarcação com capacidade oceânica Patrão Macatrão, informou Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o mesmo responsável, "largou do Porto de Setúbal o NRP João Roby", que se juntará às buscas e foi também accionado um avião da Força Aérea (um C295) "com capacidade para efectuar buscas já no arco nocturno".

Correcção: Numa versão inicial da notícia lia-se "quinta-feira" em vez de "sexta-feira".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários