Esta mulher tem os maiores pés do mundo e pede que se façam sapatos “bonitos”

A norte-americana Tanya Herbert tem 39 anos e calça o número 52. Este ano conquistou o recorde do Guinness para os maiores pés do mundo numa mulher.

Foto
Tanya Herbert com o recorde do Guinness Reuters/STAFF

Os pés da norte-americana Tanya Herbert medem 33,1 centímetros e 32,5 centímetros. É a mulher com os maiores pés do mundo, considerou recentemente o Guinness World Records. Aos 39 anos, a mulher de Houston, no Texas, calça o tamanho 52 e apela às marcas de calçado que tenham mais atenção a quem tem um pé fora do padrão.

Não são só os pés de Tanya que são compridos, também a sua altura quase bate recordes. Mede mais de dois metros e tem apenas menos sete centímetros que a mulher mais alta do mundo, Rumeysa Gelgi, da Turquia, com 2,15 metros e 24 anos. Na infância sempre foi a mais alta e mais larga da turma, recorda numa entrevista para o Guinness. O pai e mãe eram altos e sempre soube que seria também esse o seu destino — “não tive escolha.

Todavia, a sua altura nunca lhe trouxe problemas de confiança. “Os meus pais deram-me uma auto-estima saudável ao crescer e nunca pensei que ser alta fosse mau”, explica. Na escola nunca foi vítima de bullying e, garante, sempre se sentiu protegida pelos amigos. “Os professores de Educação Física queriam que jogasse basquetebol ou algo assim, mas sempre estive mais focada na minha educação”, reaviva.

Quando estava no ensino secundário, os pés de Tanya já mediam o mesmo que agora. Então, não tinha outra opção que a de recorrer aos sapatos de homem que conseguia encontrar nas lojas. Nenhuma rapariga gosta de ir ao baile de finalistas a usar uns ténis, lamenta, em declarações à Fox News. Felizmente, tudo mudou com o escalar das redes sociais, através das quais encontrou outras mulheres com o mesmo problema.

Foi assim que percebeu ser possível começar a personalizar os seus próprios sapatos: “Comprava os maiores sapatos que conseguia encontrar online, manipulava-os para que crescessem um pouco e ficassem mais largos para me servir.” Só três empresas norte-americanas conseguem personalizar sapatos femininos para o seu tamanho, assinala. No estrangeiro há mais opções, observa, mas por preços mais altos.

Foto
Reuters

Partilhar quanto calça nunca foi o objectivo pelo qual criou a conta no TikTok, destinada inicialmente a documentar o seu processo de perda de peso. “Se continuasse por este caminho, ia morrer nova”, declara, lembrando que pesava 250 quilos. Depois de fazer uma cirurgia de bypass gástrico, já perdeu mais de 75 quilos e foi essa a motivação para começar a jornada de também dar a voz por quem, tal como ela, tem dificuldade em encontrar sapatos para o seu tamanho.

Rapidamente começou a receber mensagens a incentivá-la a concorrer ao recorde do Guiness, anteriormente propriedade de Julie Felton, do Reino Unido, que calça o tamanho 48. A conquista é também uma forma de ganhar visibilidade para os desafios que ela e outras mulheres enfrentam, assevera.

Por isso, apela aos fabricantes de calçado que sejam mais inclusivos na variedade de tamanhos, mas também nas opções personalizáveis, se possível, a um preço acessível. “Precisamos que nos ouçam. Estamos aqui e temos pés grandes, mas queremos sapatos bonitos”, termina, em entrevista à Reuters.

Sugerir correcção
Comentar