Papa devolve à Grécia fragmentos de esculturas do Pártenon que estão no Vaticano

Papa Francisco classificou este gesto como uma “doação” a Jerónimo II, o arcebispo cristão ortodoxo de Atenas e de toda a Grécia.

Foto
Um dos três fragmentos do Pártenon que pertencia às colecções do Museu do Vaticano museus do vaticano

O Papa Francisco decidiu devolver à Grécia os três fragmentos de esculturas do Pártenon que se conservavam nos Museus do Vaticano há séculos, anunciou esta sexta-feira o Vaticano, classificando o gesto como uma "doação" a Jerónimo II, o arcebispo cristão ortodoxo de Atenas e de toda a Grécia, "como sinal do seu desejo sincero de seguir no caminho ecuménico da verdade".

O Vaticano torna-se assim no mais recente Estado ocidental a devolver os seus fragmentos dos mármores do Pártenon, deixando o Museu Britânico entre as instituições europeias que ainda mantêm na sua posse aqueles bens há muito reclamados pela Grécia.

O comunicado do Vaticano sugere que a Santa Sé quis deixar claro que esta devolução não é uma decisão bilateral, mas sim uma doação de inspiração religiosa.

MUSEUS DO VATICANO
MUSEUS DO VATICANO
Fotogaleria
MUSEUS DO VATICANO

As esculturas em causa são restos de um friso de 160 metros de comprimento que corria à volta das paredes exteriores do Templo do Pártenon, na Acrópole, dedicado a Atena.

Grande parte do monumento perdeu-se num bombardeamento do século XVII, e cerca de metade dos restantes fragmentos foi retirada do local no início do século XIX por um diplomata britânico, Lord Elgin.

O Pártenon foi construído entre 447-432 a.C. e é considerado a coroa da arquitectura clássica. O friso em causa retratava uma procissão em honra de Atena. Alguns pedaços desse friso, bem como outras esculturas do Pártenon, encontram-se noutros museus europeus.

Sugerir correcção
Comentar