Álvaro Vasconcelos: “A mentalidade de silenciar os crimes do colonialismo manteve-se até hoje”

Escreveu um livro com as suas memórias do colonialismo português na Beira, em Moçambique: racismo, violência contra as mulheres, trabalho forçado contrastam com a visão lusotropical.

Foto
dro daniel rocha - 25 maio 2022 - PORTUGAL, Lisboa - Entrevista a Alvaro Vasconcelos, fundador do Instituto de Estudos Estrategicos e Internacionais de Lisboa (IEEI), autor do livro, De Trump a Putin - a Guerra contra a Democracia daniel rocha

Abre o livro com um mapa da Beira dividido entre a cidade branca - que tinha “belos edifícios modernistas” - e a cidade negra - que tinha “barracas feitas com o que havia à mão”. Lembra os dados: “Em Moçambique, em 1960, habitavam apenas cerca de 97 mil europeus (apenas 1,5% da população), que concentravam todo o poder, e 6,5 milhões africanos, sem direitos. Penso, agora, nessa escandalosa diferença”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção