Mark Greenberg: “A escola não deve ser apenas um lugar para as crianças se sentarem e fazerem testes”

O psicólogo Mark Greenberg acredita que a capacidade de exprimir emoções ou a auto-regulação são competências que deveriam estar nos currículos de todas as escolas.

Foto
Mark Greenberg, especialista em educação socioemocional Rui Gaudêncio

Mark Greenberg, Bennet Chair of Prevention Research na Penn State University, nos Estados Unidos da América (EUA), e especialista em aprendizagem socioemocional (SEL, na sigla em inglês) destaca, em entrevista ao PÚBLICO, a importância que este tipo de competências desempenha na capacitação de crianças e jovens. O psicólogo defende que dos programas de estudos das escolas deveria constar, como obrigatória, a aprendizagem socioemocional. O objectivo? Promover ambientes escolares mais amigáveis entre a comunidade escolar, beneficiando não só alunos, mas também docentes, não docentes e pais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários