Tax-free: governos inflacionam preço das casas com apoios fiscais ao imobiliário

Isenções de impostos sobre mais-valias na venda de casas, benefícios para fundos e compradores estrangeiros. Estes privilégios fiscais ajudam a explicar o crescimento imparável dos preços. Quem lucra?

Foto
NFS Nuno Ferreira Santos - 20 Setembro 2018 - fotografias para o trabalho acerca da habitação , predios , imobiliario , cidade Nuno Ferreira Santos

À primeira vista é apenas mais um quarteirão de Lisboa tapado por uma cerca com painéis publicitários e andaimes. Não esconde mais do que fundações, vigas, operários de construção civil, este quarteirão lateral da antiga sede da Caixa Geral de Depósitos, entre a Rua Cidade de Bucareste e a Avenida João XXI. Chama-se The One e em breve mostrará o traço premiado de Eduardo Souto Moura. Este é um dos muitos (serão centenas ou milhares?) de projectos imobiliários em Portugal cujo dono o Governo e as autarquias desconhecem.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 60 comentários