Fogo Fátuo é um dos filmes do ano para a Les Inrockuptibles

O filme português está em nono lugar. Lidera, é o filme de 2022, Pacifiction, do catalão Albert Serra.

Foto

Colocando Pacifiction de Albert Serra na liderança da lista dos melhores filmes de 2022, a revista Les Inrockuptibles escolheu um filme português, a comédia - e fábula - de João Pedro Rodrigues Fogo Fátuo para o seu top. Figura em nono lugar, à frente de títulos como EO, de Jerzy Skolimowski (o 10º lugar), Perante o teu Rosto, de Hong Sangsoo, Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson, Armageddon Time, de James Gray ou Days, de Tsai Ming-liang.

O top 20 da Les Inrocks inclui Le Lycéen, de Christophe Honoré, Les Amandiers, de Valeria Bruni-Tedeschi, Roda da Fortuna e da Fantasia, de Ryusuke Hamaguchi, Um Herói Anónimo, de Alain Guiraudie, Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski, Saint Omer, de Alice Diop (que partilhou com Pacifiction o prestigiado Prémio Louis Deluc), Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Love (entre o quarto e o oitavo lugar, respectivamente).

Pacifiction, uma co-produção em que intervém a produtora portuguesa Rosa Filmes, já havia sido considerado o filme do ano em França pela revista Cahiers du Cinema.

Sugerir correcção
Comentar