Lares das misericórdias recusam devolver dinheiro da meia pensão aos idosos

Governo insiste que lares não se deviam ter apropriado desse valor. Divergências não se ficam por aqui: sector social recusa proposta de não actualização das comparticipações familiares em 2023.

Foto
No caso dos idosos em lares das misericórdias, o bónus pago pelo Governo foi absorvido pelas instituições Nelson Garrido (arquivo)

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) considera que os lares sob a sua tutela não devem restituir aos idosos o apoio extraordinário pago pelo Governo aos reformados e pensionistas. “Se o dinheiro se destinava ao idoso e se o idoso está institucionalizado, é natural que parte desse dinheiro seja para a instituição que o acolhe e não para a família”, argumentou ao PÚBLICO o presidente da UMP, Manuel Lemos, em colisão com as orientações dadas pelo Governo e colocando-se assim ao lado dos provedores que, logo em Setembro, ou seja, um mês antes de aquela prestação equivalente a 50% do valor da pensão ter sido paga, já tinham emitido circulares a avisar as famílias que, nesse mês, acresceria à mensalidade habitual a cobrança de uma percentagem de cerca de 80% do apoio extraordinário recebido por cada idoso institucionalizado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 49 comentários