Carlos Moedas: Lisboa a “voltar à normalidade”. Espera-se “um dia menos complicado”

Protecção Civil registou mais de 300 ocorrências em Lisboa. “Não há feridos graves no município de Lisboa”, adianta Carlos Moedas.

Foto
Carlos Moedas reagiu à noite de mau tempo em Lisboa Daniel Rocha

A chuva forte desta quarta-feira à noite provocou inundações em várias zonas de Lisboa e subsequentemente 14 pessoas tiveram de ser "resgatadas" das casas, adiantou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas, em conferência de imprensa esta manhã. O autarca diz que Lisboa está a "voltar à normalidade" e espera-se "um dia menos complicado".

"Ontem as nossas equipas conseguiram resgatar mais de 14 pessoas que estavam em situação muito difícil", explicou Moedas. O autarca adiantou que só em Lisboa se registaram mais de 300 ocorrências.

Carlos Moedas lamentou a morte de uma mulher no concelho vizinho de Oeiras, em Algés, e ressalvou que "felizmente", em Lisboa, não houve vítimas mortais. Também não houve feridos graves. Pelo contrário, os "danos materiais foram muitos". Durante a noite desta quarta-feira estiveram mais de 120 bombeiros destacados para tomar conta das ocorrências.

i-video

Imagens publicadas nas redes sociais mostram efeitos da chuva intensa sentida na noite desta quarta-feira.

Joana Bourgard

Verificaram-se “87 milímetros de água”, uma situação que Carlos Moedas diz que “não se via desde 2014”. "As mudanças climáticas existem, as mudanças climáticas estão para ficar", sublinhou Moedas, ao mesmo tempo que lembrou que no espaço de três meses foram registados "três fenómenos desta dimensão".

Os trabalhos de drenagem ainda decorrem esta manhã no Túnel do Campo Grande, adiantou o autarca. Já o Túnel do Campo Pequeno deverá reabrir "dentro da próxima hora". “Foi uma noite muito difícil”, disse ainda Carlos Moedas. "Estamos apenas a remover detritos, lixo, para poder abrir aquilo que ainda não está aberto", esclareceu.

Neste momento, a cidade está a "voltar à normalidade" e espera-se "um dia menos complicado". "Não temos nada previsto em relação a grandes chuvas hoje."

i-video

A zona da baixa de Algés acordou num cenário de caos, com dezenas de lojas inundadas.

Sérgio B. Gomes,Joana Bourgard

Durante a intervenção, Moedas recordou que esta quarta-feira foi aprovado o orçamento para a cidade, em Assembleia Municipal, que dará a capacidade para "já em Março" avançar a obra para "o grande túnel de drenagem em Lisboa". "São dois túneis, um que irá desde Campolide até Santa Apolónia e o outro entre Chelas e Beato que nos permitirá escoar toda esta água em caso de chuva, com um reservatório de 17 mil metros cúbicos."

Ainda durante a manhã desta quinta-feira, o presidente da Câmara vai à baixa de Lisboa verificar os danos provocados pelo mau tempo durante a noite. Questionado pelos jornalistas sobre se a autarquia vai ajudar financeiramente as pessoas cujos negócios foram afectados, Moedas respondeu que é uma questão a avaliar. "Vamos avaliar o que se passou, vamos seguramente fazer tudo o que podemos."

Sugerir correcção
Ler 13 comentários