Estratégia de oposição de Montenegro gera dúvidas no PSD

Quase seis meses depois de tomar posse como líder do PSD, Luís Montenegro tem feito um esforço para marcar a agenda mediática. Mas a sua maior preocupação é conquistar o partido.

Foto
Luís Montenegro tomou posse a 1 de Julho LUSA/ESTELA SILVA

Quando tomou posse como líder do PSD, Luís Montenegro prometeu um partido "bom a fazer oposição" e, numa tentativa de se diferenciar de Rui Rio, "uma maior relação de afinidade" com as pessoas. De lá para cá, a cada mês Montenegro tem passado uma semana num distrito do país; já se sentou com António Costa para discutir questões estruturais, como o próximo aeroporto; voltará a negociar com o PS no processo de revisão constitucional, e pelo meio tem acusado o Governo socialista de não ser capaz de responder à crise inflacionista e de pôr o país a crescer. Aqui chegados, dentro do partido há quem elogie o estilo mais combativo em comparação com o antecessor e o esforço para marcar a agenda, ao invés outros lamentam a ausência de ideologia e até mesmo uma forma de fazer oposição pouco aguerrida, sobretudo preocupada em controlar o partido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários