Papa chora durante oração quando falava da Ucrânia

Incapaz de falar, Francisco teve de parar durante cerca de 30 segundos. Depois, diria que a guerra é “uma derrota para a humanidade”.

destaque,abre-conteudo,papa-francisco,igreja-catolica,mundo,ucrania,
Fotogaleria
Sofrimento na Ucrânia emocionou o Papa Francisco durante oração YARA NARDI/reuters
Sofrimento na Ucrânia emocionou o Papa Francisco durante oração
Fotogaleria
Sofrimento na Ucrânia emocionou o Papa Francisco durante oração Reuters/VATICAN MEDIA

O Papa Francisco emocionou-se e chorou esta quinta-feira ao mencionar, durante uma oração, em Roma, o sofrimento do povo da Ucrânia.

A voz do Papa começou a falhar quando mencionou os ucranianos. Incapaz de falar, Francisco teve de parar durante cerca de 30 segundos. Quando retomou a oração, a sua voz ainda falhava.

A multidão, incluindo o presidente da Câmara de Roma Roberto Gualtieri, que estava ao lado do Papa, aplaudiu quando se apercebeu que Francisco não podia falar e o viu chorar.

O momento aconteceu durante uma oração tradicional a Nossa Senhora, aos pés de uma estátua, durante a Festa da Imaculada Conceição, que, tal como em Portugal, é feriado em Itália.

"Virgem Imaculada, hoje eu teria querido trazer-vos os agradecimentos do povo ucraniano [pela paz]", disse o Papa antes de ser esmagado pela emoção e de ter de parar.

Quando pôde, continuou: "Em vez disso, mais uma vez tenho de vos trazer os apelos das crianças, dos idosos, dos pais e das mães, dos jovens daquela terra martirizada, que tanto sofre".

Desde que a Rússia invadiu o seu vizinho em Fevereiro, Francisco mencionou a Ucrânia em várias aparições públicas e tornou-se cada vez mais crítico em relação a Moscovo.

Na quarta-feira, comparou a guerra na Ucrânia com a operação nazi que matou cerca de dois milhões de pessoas, na sua maioria judeus, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Depois de ler a oração na quinta-feira na estátua perto dos degraus espanhóis, o Papa saudou as pessoas na multidão, incluindo jornalistas.

Quando um dos repórteres mencionou a Francisco que o vira tomado pela emoção, o líder da Igreja Católica respondeu: "Sim, [a guerra na Ucrânia] é um enorme sofrimento, enorme. Uma derrota para a humanidade".

Sugerir correcção
Ler 8 comentários