Mundial 2022: os recordes de Portugal e não só após os oitavos-de-final

Desde as marcas batidas por portugueses, à história feita por outras selecções até a diversos recordes quebrados, estas foram as principais ilações a retirar dos oitavos-de-final do Mundial.

Foto
Jogadores portugueses celebram um dos golos marcados à Suíça, na vitória por 6-1. Reuters/PETER CZIBORRA

Terminada a primeira fase a eliminar do Mundial 2022, os oitavos-de-final foram marcados pelos desfechos previsíveis em todos os jogos, exceptuando a vitória marroquina sobre Espanha. A goleada imposta por Portugal à Suíça foi um dos destaques desta ronda, que viu várias marcas e recordes serem quebrados.

Gonçalo Ramos alcança vários marcos

Com os três golos que Gonçalo Ramos marcou à Suíça, o jovem avançado tornou-se no segundo mais novo de sempre a fazer um "hat-trick" em jogos a eliminar de um Mundial, ficando apenas atrás de Pelé. Miroslav Klose, em 2002, fora o último jogador a apontar um "hat-trick" na sua estreia a titular na competição.

Para além disso, o jogador do Benfica é mesmo o primeiro a marcar três golos num jogo de uma fase a eliminar do Mundial no século XXI (o último fora Tomás Skuhravý, da Checoslováquia, em 1990).

Foto

Pepe: o mais velho a marcar numa fase a eliminar

Já Pepe, a menos de três meses de fazer 40 anos, tornou-se no jogador mais velho de sempre a marcar numa fase a eliminar do Mundial. De resto, só um jogador que marcou no Mundial tinha mais anos do que Pepe – Roger Milla, com 42 primaveras, no Mundial de 1994.

Foto

Bruno Fernandes lidera assistências

Com o passe para o golo de Pepe frente à Suíça, Bruno Fernandes é agora, a par de Harry Kane, o jogador com mais assistências no Mundial (3). Para além disso, com os dois golos que já marcou, é o português com mais acções directas para golo (5) numa edição do Mundial desde 1966 (onde Eusébio teve 10 e José Torres seis).

Foto

Nenhuma selecção tem mais golos do que Portugal

Com os seis golos marcados à Suíça, Portugal chegou aos 12 neste torneio, os mesmos do que Inglaterra, sendo estas as duas nações com o maior número de golos marcados neste Mundial.

Foto

Fernando Santos: o primeiro português nos quartos

Muitas vezes criticado, Fernando Santos fez história ao tornar-se no primeiro treinador português a orientar uma selecção até aos quartos-de-final de um Mundial. Das outras duas vezes que Portugal atingira esta fase, em 1966 e em 2006, a selecção era treinada por brasileiros (Otto Glória e Luiz Felipe Scolari, respectivamente).

Foto

Marrocos fez história positiva

Ao eliminar a Espanha nos penáltis, Marrocos tornou-se apenas na quarta selecção africana a chegar aos quartos-de-final de um Mundial, depois de Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010). O seu seleccionador, Walid Regragui, no cargo apenas desde Agosto, é o primeiro treinador africano a atingir esta fase da competição.

Foto

Espanha eliminada mais uma vez nos penáltis

Pela quinta vez, a Espanha teve de decidir uma eliminatória de um Mundial nas grandes penalidades, e pela quarta vez perdeu através desse meio. Como tal, é agora a equipa que já foi mais vezes eliminada nos penáltis no Mundial.

Foto

Rodri faz o maior número de passes de sempre no Mundial

Rodri fez 206 passes e tornou-se no jogador com mais passes realizados num só jogo de um Mundial desde 1966 (segundo dados da plataforma estatística Sofascore). Talvez seja um factor que explica o jogo inconsequente de posse de bola de Espanha, na derrota com Marrocos. ​O facto de o duelo ter tido mais de 120 minutos ajudou o jogador a bater o recorde que o próprio estabelecera no jogo anterior, frente ao Japão, quando fez 204 passes em 90 minutos.

Foto

Já jogaram 26 brasileiros

Na vitória por 4-1 sobre a Coreia do Sul de Paulo Bento, o técnico brasileiro Tite fez uma substituição, no mínimo, invulgar, quando ao minuto 80 colocou o guardião Weverton no lugar de Alisson. Para além de esta ter sido a estreia num Mundial para o jogador do Palmeiras, de Abel Ferreira, ela permitiu que o Brasil se tornasse na primeira equipa de sempre a utilizar 26 jogadores diferentes numa só edição do Mundial.

Foto

Livakovic é apenas o terceiro guardião a defender três penáltis

Para além de Marrocos, a Croácia também só avançou para os quartos-de-final nas grandes penalidades, onde superou o Japão e contou com a ajuda indispensável do seu guardião, Dominik Livakovic, que defendeu três penáltis. Foi apenas a terceira vez que tal aconteceu num Mundial, depois do seu compatriota Danijel Subasic (em 2018) e do português Ricardo (em 2006).

Foto

Kylian Mbappé bateu Eusébio e Cristiano Ronaldo

A França eliminou a Polónia ao vencer por 3-1, com um golo de Giroud (que agora é o francês com mais golos de sempre pela selecção – 52) e um bis de Kylian Mbappé. O jovem de 23 anos chegou assim aos nove golos marcados em Mundiais (cinco em 2022 e quatro em 2018), sendo agora o mais jovem de sempre a atingir essa marca, batendo o recorde de Eusébio (tinha 24 anos no Mundial de 1966). Mbapé também já tem mais golos em Mundiais (em 11 jogos) do que Cristiano Ronaldo (oito em 21 jogos).

Foto

Messi quebra enguiço

Lionel Messi marcou o primeiro golo da vitória da Argentina sobre Austrália (2-1), sendo esse o seu nono golo em Mundiais, mas apenas o primeiro em jogos da fase a eliminar. Já em relação à Austrália, por ter chegado aos oitavos-de-final, igualou o seu melhor desempenho de sempre num Mundial (apenas lá chegara uma vez, em 2006).

Foto

Oitavos-de-final com mais golos de sempre

Após uma introdução primária em 1934 e 1938, desde 1986 que os oitavos-de-final são uma fase constante de qualquer Mundial e o do Qatar foi o que teve o maior número de golos de sempre (excluindo os desempates por grandes penalidades): um total de 28. O jogo com mais golos foi mesmo o da vitória de Portugal sobre a Suíça por 6-1.

Foto

Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Ler 1 comentários