Vimaraneses Ledher Blue lançam Blue lights, o segundo videoclipe do seu EP de estreia

Foi em 2019 que Zé (Filipe José Lobo Costa) e Pedro (Pedro Duarte Carneiro) decidiram formar os Ledher Blue na cidade onde ambos nasceram, Guimarães. Amigos na adolescência, uma amizade que se estendeu pela boémia das noites, começaram a experimentar sons numa garagem até se tomarem a sério e, já nos tempos da pandemia, construírem um estúdio caseiro num anexo dos pais de um deles. Ali gravaram algumas músicas que tinham criado antes e a reacção às poucas que divulgaram incentivou-os a ir mais além. O que os levou a gravar um EP, Downside Up!, com cinco temas que foram divulgando até ao lançamento, no dia 30 de Novembro.

Jar, o primeiro tema de Downside Up!, teve direito a videoclipe, publicado em Junho, seguindo-se os singles Sand castles e Tears in the rain, ambos só áudio, em Setembro e Outubro, respectivamente. Esta quarta-feira publicam o quarto single, Blue lights, o segundo com direito a videoclipe, com imagens filmadas em Dublin, na Irlanda, onde Zé estudou, voltando depois a Guimarães, onde vive, enquanto Pedro se mudou para Lisboa – embora ambos se encontrem para dar livre curso aos Ledher Blue. Que já transpuseram fronteiras, pois ainda recentemente tocaram em Paris, no Le Hasard Ludique, no dia 21 de Outubro, na primeira parte de um concerto dos irlandeses Just Mustard, que dias depois (a 28) estiveram no festival M.Ou.Co, no Porto, a apresentar o seu mais recente álbum, Heart Under.

O EP de estreia dos Ledher Blue é assim apresentado pelo duo, no texto que acompanha o novo single e videoclipe: “Downside Up! é uma montanha-russa sem torniquete. Jar começa calmamente a subida dos carris. A meio há loops e gritos vertiginosos e desloops e arrependimentos emotivos; até que Sunday morning [que fecha o disco] volta a aterrar os aventurosos. Há muitas vidas e cabeças viradas do avesso, mas que certamente voltarão a endireitar – ou, pelo menos, é com esta esperança que nos são contadas as desventuras.”