Rappers, jornalistas e vários menores, os iranianos que arriscam a pena capital

É impossível saber com certeza o que se passa nas celas das cadeias ou nos tribunais do Irão. O que se sabe é que o regime usa a pena de morte para reprimir a revolta e intimidar jornalistas.

Foto
Protesto de iranianos a viver no estrangeiro em Berlim CLEMENS BILAN/EPA

O regime iraniano recorre a um “uso arrepiante da pena de morte para reprimir ainda mais brutalmente a revolta popular”, avisou a organização não-governamental Amnistia Internacional a 16 de Novembro, dois meses exactos desde o funeral de Mahsa Amini ter desencadeado a actual contestação. Na altura, as autoridades tinham condenado ou queriam condenar à morte pelo menos 21 pessoas, entre as 15 a 16 mil já detidas (entretanto, serão 18 mil), incluindo “manifestantes, jornalistas, defensores dos direitos humanos, dissidentes, alunos universitários e de liceu”, descrevia a ONG, citando uma gravação áudio oficial obtida pelo serviço persa da BBC.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários