Em louvor de alguns advogados

Uma homenagem a um ilustre advogado desconhecido, de seu nome Manoel Ferreira Gordo, de quem pouco sei mas que muito prezo.

Nesta semana em que se realizaram umas excelentes eleições na Ordem dos Advogados, presto a minha homenagem a um ilustre advogado desconhecido, de seu nome Manoel Ferreira Gordo, de quem pouco sei mas que muito prezo. O que sei deste advogado resume-se a um opúsculo, publicado em 1826, de que adiante transcrevo alguns excertos com a ortografia original (ignorando vários acordos ortográficos...), com o seguinte título Memória Histórica e Jurídica da Pena de Suspensão Perpétua de Advogar Que Impozerão a Manoel Ferreira Gordo, Três Desembargadores da Suplicação – escrita e publicada por elle, em defesa do seu crédito, e como princípio d’acusação que vai ser instaurada contra os referidos julgadores. Ainda no frontispício da sua publicação, o advogado Ferreira Gordo acrescentava uma citação: “Tão má cousa he entregar a espada a hum louco, como fazer Magistrados homens sem probidade” e no rodapé informava que “Os Juízes, de que se fala, são os seguintes = Ribeiro Vieira = Cazal Ribeiro = Ferraz”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários