O “novo” melhor filme do mundo é obra de uma mulher: Chantal Akerman

Jeanne Dielman, 23, Quai du commerce, 1080 Bruxelles, da cineasta belga, é o melhor filme da história do cinema segundo a sondagem que a revista Sight & Sound faz de dez em dez anos.

Foto
Delphine Seyrig era Jeanne Dielman no filme de Chantal Akerman que é agora o melhor do mundo da lista da Sight & Sound DR

Alfred Hitchcock ou Orson Welles? Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes ou Citizen Kane - O Mundo a Seus Pés? Nem um nem outro: depois de estes dois clássicos incontestáveis do cinema terem liderado a lista “canónica” dos 100 melhores filmes de sempre compilada de dez em dez anos pela revista britânica Sight & Sound, publicada mensalmente pelo British Film Institute, ambos foram ultrapassados “pela esquerda baixa” por um título que, na lista elaborada em 2012, estava na 36.ª posição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários