Morreu o arquitecto Meinhard von Gerkan, que desenhou aeroporto Tegel

Um dos mais conhecidos arquitectos alemães, é também responsável pela estação ferroviária de Berlim, alem do famoso aeroporto.

Foto
Meinhard von Gerkan Cortesia Von Gerkan, Marg und Partner.

Meinhard von Gerkan, um dos mais conhecidos arquitectos alemães e responsável pelo Aeroporto Tegel e pela principal estação ferroviária de Berlim, morreu aos 87 anos, anunciou o seu atelier esta quinta-feira.

Nascido em Riga, na Letónia, em 1935, Von Gerkan cresceu como filho adoptivo de uma família alemã em Hamburgo depois de o seu pai ter sido morto na frente de guerra durante a II Guerra Mundial e de a sua mãe ter morrido pouco depois quando fugia da Polónia como refugiada.

Um ano depois de se ter licenciado em arquitectura em 1964, Von Gerkan criou uma parceria com Volkwin Marg, cujo atelier sobrevive até hoje sob o nome Von Gerkan, Marg und Partner.

Rapidamente ganharam um prémio por projectarem o Aeroporto de Tegel, uma das principais ligações entre Berlim Ocidental e o resto do mundo durante a divisão da Alemanha. O aeroporto fechou em 2020.

Von Gerkan também projectou principal estação ferroviária de Berlim, que é perto da chancelaria e do Reichstag (o parlamento alemão), embora se tenha desentendido com a operadora ferroviária Deutsche Bahn, que acusava de ter mutilado o seu projecto.

Esse projecto previa um tecto abobadado para a secção subterrânea da estação, mas a Deutsche Bahn, pressionada para terminar a estação a tempo do Mundial de Futebol de 2006, escolheu um telhado de metal liso. Von Gerkan disse que a Deutsche Bahn tinha feito o átrio subterrâneo da estaçaõ parecer um supermercado ao invés do que tinha perspectivado: um espaço ondulante e quase como uma catedral. “É pura mutilação”, disse.

Em 2008, a operadora e o arquitecto resolveram a sua disputa e a Deutsche Bahn pagou uma quantia não revelada ao seu atelier.

Sugerir correcção
Comentar