Participar activamente recorrendo aos media é o desafio do projecto Expressa-te

O projecto bYou lançou o desafio aos jovens de usarem os media para reflectir sobre os mesmos, numa iniciativa que arrancou em Outubro.

Foto
Os jovens podem utilizar vários formatos de produção para expressarem as suas opiniões UNSPLASH/Kenny Eliason

Procurando incentivar uma cultura participativa o projecto de investigação bYou, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, lançou, em Outubro, a campanha Expressa-te destinada a levar todos os jovens, até aos 18 anos, a exprimirem-se “sobre a presença dos media nas suas vidas, mas também outros assuntos sobre os quais tenham interesse”, avança Sara Pereira, coordenadora do projecto, ao PÚBLICO.

Lançado em Março de 2021, o projecto de investigação “pretende estudar as vivências, experiências e expressões das crianças sobre os media”, explica a coordenadora. Com uma primeira fase focada em perceber o contacto das crianças com os meios de comunicação, o projecto centra-se agora em ouvir as suas vozes através desta campanha.

O propósito deste incentivo à participação passa também por permitir produzir conhecimento, através da análise dos dados que envolvem as várias vertentes do projecto, ajudando assim a perceber melhor “a cultura participativa como uma questão fundamental da nossa cidadania e da sua expressão”, acrescenta a responsável.

Foto
Cartaz da Campanha Expressa-te CECS UMinho

O objectivo é simples: que os jovens partilhem os seus pensamentos sobre os media utilizando os “próprios media como meios de participação”, explica a investigadora. Para isso, os jovens devem utilizar um meio de produção para dar voz às suas opiniões podendo tratar-se de vídeo, fotografia, memes, dança ou outro formato desejado, e enviar o resultado através do e-mail.

Os trabalhos submetidos passam por uma triagem, que serve para averiguar se o projecto está de acordo com a política de publicação, e são depois publicados no mural digital bYou. Este espaço, uma novidade lançada neste mês de Novembro, contará com todos os trabalhos dos participantes.

A campanha Expressa-te encontra-se a decorrer e irá durar até ao final deste ano lectivo, Julho de 2023, mas a coordenadora do projecto menciona a possibilidade de se manter no futuro. “Em função da adesão poderemos alargar o prazo, dado que a nossa ideia é que esta participação seja contínua e acompanhe todo o projecto”, esclarece Sara Pereira.

A responsável partilha ainda que o encerramento do projecto bYou, em Março de 2024, contará com uma exposição física dos trabalhos recebidos a decorrer, num espaço ainda a decidir, na cidade de Braga. Os investigadores responsáveis pretendem ainda produzir vídeos de divulgação do projecto e dos seus resultados.


Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Ler 1 comentários