Forte presença policial trava protestos na China

Polícia entrou em casas à procura de VPN e interpelou pessoas na rua para verificar os seus telemóveis. Detenções ajudaram a evitar a repetição dos protestos sem precedentes do fim-de-semana.

xi-jinping,protestos,mundo,china,hong-kong,
Fotogaleria
Protesto contra as medidas de confinamento em vigor na China continental, na segunda-feira à noite, em Hong Kong TYRONE SIU/Reuters
xi-jinping,protestos,mundo,china,hong-kong,
Fotogaleria
Polícia pede a uma manifestante para sair da rua, em Hong Kong TYRONE SIU/Reuters
xi-jinping,protestos,mundo,china,hong-kong,
Fotogaleria
Vigília em Hong Kong pelos mortos do incêndio em Urumqi JEROME FAVRE/EPA

Depois de um fim-de-semana marcado por uma vaga de protestos sem precedentes na China, esta terça-feira de manhã a polícia continuava a patrulhar as áreas de Pequim e Xangai onde se esperava que as pessoas tivessem voltado a juntar-se na véspera – foi precisamente a forte presença das autoridades nestes locais que impediu novas manifestações na segunda-feira, escrevem agências de notícias internacionais como a Reuters e a AFP. Segundo imagens partilhadas nas redes sociais e verificadas pela BBC, a polícia dispersou um pequeno protesto na cidade de Hangzhou, na segunda-feira à noite, detendo rapidamente os que tinham ousado sair à rua.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários