A cultura da ansiedade

A divulgação atrasada da decisão dos concursos da área de teatro não nos deve sossegar. Importará, mais do que nunca, refletir sobre o real valor da cultura nas sociedades que pretendemos edificar.

Sabemos que não existe um fator isolado que identifiquemos como a causa de um episódio de ansiedade. De certo modo, esta reação natural que nos permite reagir a um acontecimento mais ou menos traumático, que possibilita que nos adaptemos a realidades inesperadas e assustadoras ou que estejamos alerta perante situações para as quais foram criadas altas expetativas, poderá ser vista como um mecanismo de defesa dos seres humanos face a estímulos que representam ameaças à nossa sobrevivência ou bem-estar. Contudo, ninguém consegue viver, permanentemente, com esse alarme a ressoar dentro de si.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários