Fotogaleria

Estas fotografias fazem parte da nossa natureza

Paisagem e Habitats, Fauna, Flora, Fungos e Aves. São os vencedores de mais uma edição do Festival Internacional de Imagem de Natureza, em Vila Real.

Grande Prémio Carvalho Araújo (FIIN) Dani Salgado
Fotogaleria
Grande Prémio Carvalho Araújo (FIIN) Dani Salgado

Cinema, fotografia e desenho. Da aliança entre essas artes e o conhecimento, o FIIN — Festival Internacional de Imagem de Natureza pretende mostrar que devemos preservar o património natural do planeta, "pelas razões que são amplamente conhecidas". A Fugas dá agora a conhecer os vencedores de todas as categorias relacionadas com a fotografia (inclusive os três jovens fotógrafos na Categoria Juvenil).

Dedicado ao tema Ambiente, Património Natural e Biodiversidade, o festival procura através das diversas vertentes artísticas "incentivar, sensibilizar, alertar consciências e captar os olhares (mesmo daqueles mais desatentos) para questões ambientais e para a implicação da acção do homem na nossa saúde pública, colocando na linha da frente o debate sobre a sustentabilidade do nosso planeta", lê-se em comunicado.

Até hoje, o FIIN já premiou dezenas de ilustradores, fotógrafos e realizadores de curtas-metragens, oriundos de todo o mundo, exibindo posteriormente um pouco por todo o país, através da versão itinerante do festival, mais de 200 obras resultantes dos quatro concursos.

Este ano, "mais do que nunca" a acção do homem esteve em debate, "naquilo que pode provocar se for irreflectida e inconsequente". As exposições ficam até 30 de Dezembro no Teatro de Vila Real.