Portugal Energy Conference junta os principais temas e oradores no sector da energia

Realiza-se já no dia 29 de Novembro a Portugal Energy Conference com o tema “Energia, Sociedade, Tecnologia”, na Sala Almada Negreiros, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa

Foto

Organizada pela Associação Portuguesa de Energia (APE), naquele que será o primeiro evento presencial depois da pandemia, a conferência divide-se em três painéis principais: Sustentabilidade Ambiental e Social do Sector da Energia (sessão I), a importância da Inovação Tecnológica na Descarbonização (sessão II) e os Desafios Estratégicos das Empresas Energéticas (sessão III).

O primeiro deles, dedicado à vertente social e sustentabilidade no sector energético, centrar-se-á no debate sobre a descarbonização, a protecção da biodiversidade, a eficiência, a relação com os clientes e a própria política de pessoal, além de políticas de gestão. Desde a concepção e o procurement e em toda a cadeia de valor, até ao fim de vida dos produtos e equipamentos, há que promover a sustentabilidade e implementar a economia circular.

Após uma introdução ao painel “Sustentabilidade no Sector Energético” da responsabilidade de Wytse Kaastra, sustainability services Europe lead da Accenture, seguir-se-á uma mesa-redonda moderada por Nuno Moreira da Cruz, director executivo do Center for Responsible Business & Leadership na Católica University que contará com a participação de Miguel Setas, administrador da EDP, Sílvia Barata, CEO da BP Portugal e Gabriel Sousa, CEO da Floene.

A sessão II será dedicada ao tema da “Inovação tecnológica e descarbonização” e contará com a introdução de Teresa Ponce Leão, presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), seguindo-se uma mesa-redonda moderada por Ana Quelhas, managing director for Hydrogen EDP e com os oradores Nuno Silva, administrador da Efacec, Pedro Pires Miranda, CEO da Siemens Portugal, Nuno Santos, administrador da Navigator e Luís Delgado, administrador da Bondalti. A inovação tecnológica é determinante para a disponibilização atempada de soluções viáveis para alcançar a neutralidade carbónica. A electrificação com baterias do transporte ligeiro tem feito o seu caminho, mas outros processos têm de ser desenvolvidos, em particular no transporte pesado, marinha e aviação; e, na indústria, os processos de alta temperatura não se adaptam facilmente à electrificação.

Neste painel em particular, haverá espaço para abordar o papel dos gases renováveis e seus derivados, dos sistemas de armazenamento, dos biocombustíveis e e-combustíveis, da captura e utilização de CO2, não esquecendo o potencial que a inovação tecnológica oferece à economia circular, à eficiência energética e à mudança de processos de fabrico.

Da parte da tarde, o painel III será dedicado aos “Desafios estratégicos das empresas energéticas”, iniciando-se com uma introdução por um representante da Comissão Europeia. O combate às alterações climáticas obriga a reequacionar prioridades e estratégias, portefólios, investimentos e, mesmo, diversificação dos objectivos de negócio, incluindo a criação de novos produtos.

Aos desafios desta transição acrescem os efeitos da invasão da Ucrânia, a que a Comissão Europeia responde com o REPowerEU e outras medidas, nomeadamente reformulação dos mecanismos de mercado e iniciativas do foro comercial. Em simultâneo com os desafios que se colocam às administrações das empresas energéticas, há que gerir a revolução ao nível das tecnologias de comunicação e de informação, bem como da crescente regulação e escrutínio social. Estes condicionamentos criam também oportunidades de negócio a quem conseguir dar a resposta adequada.

Para debater estes temas, está prevista uma mesa-redonda moderada por Ana Sousa, secretária-geral do Future Energy Leaders Portugal (FELPT) e que contará com Miguel Stilwell Andrade, CEO da EDP, Andy Brown, CEO da Galp, Rodrigo Costa, chairman e CEO da Ren e João Bernardo, director geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Com início às 9h30, a sessão de abertura conta com a intervenção de João Galamba, secretário de Estado do Ambiente e da Energia e João Torres, presidente da APE. A sessão de encerramento acontecerá às 16h15 e será assegurada pelo Presidente da Associação Portuguesa da Energia, João Torres que não escondea justa expectativa de que seja o evento do ano na área da Energia, pela participação de personalidades cuja opinião é decisiva, em tempo da transição energética”.