Há vários anos que o final de Novembro marca uma das duas Fugas inteiramente dedicadas aos vinhos. Eis-nos, portanto, chegados ao momento de puxar uma cadeira, servir um copo (sempre com moderação) e descobrir mais histórias relacionadas com esse mundo formidável do vinho.

Podemos começar logo com a Herdade do Mouchão, no Alentejo, onde o Pedro Garcias regressou ao fim de vários anos para concluir que lá se vinifica da mesma forma simples e tradicional há mais de um século. E isso talvez explique a razão de os seus tintos serem uma referência. É também do Pedro a entrevista a Paulo Laureano, o enólogo alentejano que é um dos pioneiros do Pico. Há 27 anos que trabalha como consultor da Curral Atlantis e tem sido um espectador privilegiado do renascimento dos vinhos da ilha.

A Ana Isabel Pereira, por sua vez, antecipa, com a ajuda de académicos e empresas que já estão no terreno a trabalhar a vinha nesta era de alterações climáticas, o que nos trará o futuro: e trará tecnologia de ponta, mais inovação, dados mais precisos e decisões mais informadas. No copo, ganharão força castas resilientes, entre elas as minoritárias que estão nas vinhas velhas.

Mas há muito mais para ler hoje e nos próximos dias. Ponha-se confortável e faça mais um brinde connosco.

Bom fim-de-semana e boas fugas!